APLB

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

APPI participa de Encontro do Conselho Sindical da APLB em Coaraci



A APPI/APLB-Sindicato participou do Conselho Sindical da Regional Cacaueira, promovido pela APLB, realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Coaraci. O tema principal do encontro foi “O Sindicalismo no Contexto Educacional no Século XXI e os Novos Desafios”.

O encontro foi aberto com uma análise de conjuntura, seguindo com a palestra sobre o papel do sindicalista no século XXI, proferida pelo metalúrgico Aurino Pedreira. Em seguida foi a vez da palestra sobre “A Reforma da Previdência”, com o professor Noildo Gomes.

Já na parte da tarde foi realizada a palestra sobre “Piso Nacional: Jornada e Carreira”, com a diretora de Assuntos Jurídicos da APLB, Marilene Betros. Logo depois foi a vez da palestra com o tema “Plano de Carreira Unificado”, com a diretora da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça. À noite ocorreu a posse das delegacias e núcleos da Regional Cacaueira.

Os trabalhos do dia 1º de agosto foram abertos com os informes apresentados pela diretora regional da APLB, Ruth Menezes. Logo depois foi a vez dos relatos feitos pelas delegacias e núcleos.


06 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais da Educação

            No próximo dia 06 de agosto será comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Esta data foi criada para homenagear e consagrar o dia em que os servidores de escola foram reconhecidos por lei como Profissionais da Educação.

            A lei 13.054/14 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Segundo o autor do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A data de comemoração escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/09, que define os trabalhadores considerados como profissionais da educação.

            No entanto, a criação da lei não gera a folga na rede pública de ensino. A APPI/APLB parabeniza todos os trabalhadores em educação pela data e por todo empenho em continuar lutando por uma educação pública de qualidade.