APPI e UNCME realizam o I Encontro de Formação de Conselheiros de Educação

A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Regional Costa do Cacau, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade representativa dos conselhos municipais de educação em nível nacional, realizou nesta segunda-feira (10), no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, o I Encontro Articulado de Formação de Conselheiros de Educação. O objetivo do encontro foi promover a articulação institucional para discussão da agenda comum de formação de conselheiros de educação e fortalecimento dos sistemas municipais de educação.

O evento contou com a participação de membros dos núcleos dos mais diversos municípios que fazem parte da Regional Cacaueira da APLB. Durante todo o dia foram realizadas palestras, mesas redondas e debates sobre a gestão democrática da educação e o papel dos conselhos municipais, com foco para os desafios da garantia do direito à educação.

Também foram realizados trabalhos em grupos onde foi feita uma análise de cenários da educação no contexto regional, onde os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas realidades e propor ações visando o fortalecimento e a participação maior dos educadores nos conselhos municipais de educação. Também foram realizadas palestras sobre o direito à educação e as políticas educacionais no contexto atual, o papel dos conselhos municipais e a gestão democrática da educação, tendo como palestrantes os professores Gilvânia Nascimento, Enilda Mendonça e Cosme Gusmão.

O presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Osman Nogueira Junior, informou que esse foi apenas o primeiro encontro de formação de conselheiros de educação, mas que outros eventos serão realizados não somente para se discutir o papel dos membros dos núcleos nos conselhos, como também se buscar cada vez mais o fortalecimento dos sistemas municipais de educação.














Comentários