APLB

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Audiência pública dia 18 discutirá a situação da educação em Ilhéus

Debater sobre a situação da educação em Ilhéus e o desafios do sistema municipal de ensino frente a demanda educacional. Esse é o principal objetivo da audiência pública promovida pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade representativa dos conselhos municipais a nível nacional, e a APPI/APLB-Sindicato, que acontecerá no próximo dia 18 de agosto, às 13h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

A iniciativa de realizar a audiência surgiu pela preocupação com a situação da educação pública em Ilhéus, em especial a rede municipal, que atravessa sérias dificuldades e problemas que vão desde a falta de estrutura das unidades escolares, falta de condições de trabalho, problemas no transporte e na alimentação escolar, até mesmo a questão salarial, já que o governo municipal se recusa a cumprir a lei que determina o pagamento do piso nacional dos docentes e o reajuste anual dos demais trabalhadores. O encontro vai contar com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades comprometidos e responsáveis em garantir uma educação pública de qualidade.

A audiência pública vai contar ainda com a participação dos trabalhadores em educação e dos pais de alunos, que terão a oportunidade de relatar o verdadeiro quadro de abandono em que se encontram as unidades escolares em Ilhéus, com escolas sem as mínimas condições de funcionamento, além de outras unidades onde ainda nem mesmo foi iniciado o ano letivo. Há ainda denúncias feitas pelos pais de alunos de crianças que estão sem estudar por falta de transporte escolar, sem alimentação ou mesmo prédios que entraram em reforma justamente no período letivo.