APLB

sábado, 17 de dezembro de 2011

Educação Profissional de Ilhéus lança primeira turma no mercado regional



O Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, formou as primeiras turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de Comércio e Informática, com um total de 57 alunos que ingressam no mercado com formação técnica. A solenidade, realizada no Centro de Convenções de Ilhéus, na última terça-feira (13), teve a presença de professores, alunos, técnicos, especialistas do setor e representantes da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6).
 O diretor da Direc-6, Ednei Mendonça, destacou a importância da educação profissional oferecida no CEEP para o desenvolvimento sulbaiano. “Este era um desafio que agora é realidade, resultado de uma ação estratégica iniciada no governo de Lula que acreditou no curso técnico como forma de promover uma revolução sócio-econômica nas diversas regiões do país. A formatura das primeiras turmas também reflete o comprometimento e união de alunos e professores”, comemora Ednei.
A formatura teve a participação do diretor do Centro Educacional, Jailson Sampaio, dos coordenadores dos cursos de Informática, Robson Félix dos Santos, de Comércio, Maria Emília Aranha, além da secretária da escola, Vera Hughes. “Cerca de 30 por cento dos formandos já têm proposta de trabalho, no comércio local e no Pólo de Informática, os demais terão um currículo de 4 mil horas de aulas e mais 400 horas de estágio para garimpar seu espaço no mercado”, explica o diretor. O CEEP tem 900 alunos e vai ampliar, em 2012, sua oferta de vagas com o curso profissionalizante de Biocombustíveis.

DECISÃO DE ASSEMBLEIA PARA O LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA SEMEAR

NA  ÚLTIMA ASSEMBLEIA OS PROFESSORES COLORACARAM EM DISCUSSÃO A PRESSÃO QUE VEM RECEBENDO POR PARTE DA GESTÃO EM LANÇAR AS NOTAS NO SISTEMA SEMEAR.
A DECISÃO DA CATEGORIA É QUE NO HORÁRIO DE TRABALHO, OS PROFESSORES  CUMPRIRÃO (NA ESCOLA) TODAS AS SUAS OBRIGAÇÕES, INCLUSIVE O LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA. NO ENTANTO, EM CASA, USANDO SEU COMPUTADOR PESSOAL, SUA INTERNET PESSOAL NÃO HAVERÁ LANÇAMENTO DE NOTA. 
A CATEGORIA COLOCOU  SUA  INDIGNAÇÃO EM RELAÇÃO A PRESSÃO QUE VEM RECEBENDO PARA CUMPRIR UMA OBRIGAÇÃO QUE É DO EMPREGADOR. AS ESCOLAS NÃO TÊM ESTRUTURA DE SUPORTE DE COMPUTADOR COM ACESSO A INTERNET PARA OS PROFESSORES EFETIVAREM ESTE TRABALHO. ALIÁS, OS PROFESSORES NÃO TÊM ACESSO A COMPUTADOR NEM PARA ELABORAREM SUAS ATIVIDADES.
É PRECISO QUE O EXECUTIVO REPENSE SUAS PRIORIDADES. PARA A CATEGORIA A PRIORIDADE É TER UMA ESCOLA QUE FUNCIONE, QUE TENHA ÁGUA PARA OS TRABALHADORES BEBEREM (HOJE, FUNCIONA A FAMOSA "VAQUINHA" PARA COMPRAR), QUE TENHA ESTRUTURA FÍSICA E NÃO CASAS SENDO USADAS PARA FUNCIONAMENTO DE ESCOLAS E EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES.
QUEREMOS O BÁSICO: CINDIÇÕES MÍNIMAS PARA EXERCERMOS O PAPEL DE EDUCADOR.

A APPI/APLB REALIZARÁ REUNIÃO COM TODOS OS PROFESSORES DA CRECHE, ED. INFANTIL E FUNDAMENTAL I

Na próxima quinta-feira, dia 22/12, a APPI/APLB realizará uma uma reunião com todos os professores efetivos que atuam na creche, educação infantil e ensino funfamental I. O objetivo desta reunião é discutir a Lei do Piso Nacional que traz em seu bojo, a redução da carga horária, na regência de classe, em 30%.
A APPI/APLB já oficializou junto a SEDUC e ao CME (Conselho Municipal de Educação) pedido de audiência para discutir   o cumprimento da lei e a adequadação dos trabalhadores em educação a esta nova realidade. Até o momento esta reunião não ocorreu.
Nesta reunião discutiremos propostas que viabilizem o cumrpimento da redução da jornada de trabalho para encaminhar ao Executivo assim como qual deve ser a posição do Sindicato para o início do ano letivo de 2012.

13º SALÁRIO DA REDE MUNICPAL

EM REUNIÃO, ONTEM, COM O SECRETÁRIO DA FAZENDA, FOI CONFIRMADA A PREVISÃO DO PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO PARA O DIA 20 DE DEZEMBRO.