APLB

sexta-feira, 19 de março de 2010

NOTÍCIAS DA REDE ESTADUAL

Em assembleia realizada na capital baiana, a categoria decidiu por paralisar as atividades em todo o estado no dia 25/03/2010. O motivo é promover um ato público para aceleração do julgamento do processo da URV.
Nesse mesmo momento foram passados informes em relação ao processo de certificação, aulas extraordinárias e concurso público.
Ficou acordado que ainda em março o processo de certificação será publicado em Diário Oficial com datas de realizações da avaliação, instrumentos de avaliação e implementação da mudança de classes em folha de pagamento. Já as aulas extraordinárias, a SEC publicou no Diário Oficial que estão limitadas aulas extras aos professores de até 2h/a para quem tem 40 horas e 3h/a para os professores em regime de 20 horas semanais. A informação é de que existem muitos professores ainda em excedência e precisam ser realocados em salas de aula.
Em relação a extensão de carga horária, estão suspensos os requerimentos até a reorganização da rede.
A SEC-BA e Secretaria de Administração da Bahia estão fazendo levantamento do número de vagas reais para realização de concurso público. Muitas escolas estão com carência de professores nas áreas de matemática, química, física e biologia. As demais áreas devido a um maior número de profissionais, em algumas localidades da bahia há um significativo número de excedentes.
A APLB está em constante audiência com o governo do Estado para tentar resolver essas pendências.
Maiores informações, favor entrar em contato pelo fone: 3231 5931 ( APPI )

PARADA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

No dia 25/03/2010 haverá um ato público às 9H em frente ao Fórum Rui Barbosa, em Salvador. Esse at o é para pressionar a celeridade do processo de pagamento da URV.
O processo já está na 6° vara e em última instância. Estamos no aguardo de novas notícias e deliberações.
Vamos torcer para que sejamos mais uma vez vitoriosos.

TOMA POSSE EM ILHÉUS, A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

A professora Lidiney Campos é a nova Secretária de Educação do Município de Ilhéus-Ba. A posse aconteceu no auditório do IME-Centro na manhã d0 dia 18/03/2010 e contou com a presença de grande parte da categoria dos profissionais em educação, dos vereadores Carmelita Ângela e Paulo Carqueija; da presidente da APPI-APLB Sindicato, Professora Enilda Mendonça; do diretor regional da DIREc-06, Ednei Mendonça; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvânia Nascimento; o ex Secretário da Educação de Ilhéus, Professor Sebastião Maciel; o Prefeito Newton Lima e demais representantes da sociedade civil.
A Professora e vereadora Carmelita em seu discurso traçou uma trajetória da educação em Ilhéus e parabenizou ao ex secretário pela postura com que conduziu a sua pasta durante o tempo em que geriu a SEDUC.

O momento foi de muita emoção para Sebastião que, ovacionado por aplausos sentiu o quanto colaborou e o quanto foi importante a sua participação em todo o processo. Na posse, a professora Lidiney recebeu os relatórios em mãos do próprio Maciel . Esses relatórios constam as demandas da educação do município, os avanços, os eventos, prestações de contas etc.
Para a presidente da APPI, Enilda Mendonça, o momento em que estamos vivendo está sendo de muita mobilização. Ela deixou explícita em sua fala que o Sindicato não está para ser contra o governo, mas sim trabalhar para a melhoria da educação de Ilhéus e, principalmente pelo bem estar e melhores condições de trabalho, salários e de vida para a Categoria dos Trabalhadores em Educação. Ela salientou a importância do diálogo entre governo, categoria e sindicato e deu boas vindas a nova secretária.
A APPI já está agendando uma reunião com Lidiney para expor a real situação da educação em Ilhéus e já começar a trabalhar a campanha salarial de 2010.