APPI REALIZOU ASSEMBLEIA PARA AS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO NO DIA 16/03-PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

A APPI-APLB Sindicato realizou ontem, 16/10/2010, no auditório do IME-Centro Assembleia Geral para as Redes Estadual e Municipal de Ensino tendo como pauta principal " Piso Nacional dos Professores Brasileiros ".
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Ilhéus, professora Enilda Mendonça fez uma explanação sobre a atual situação da Implementação do Piso Nacional no território brasileiro contextualizando com a realidade do Estado da Bahia e do Município de Ilhéus.
Faz-se saber que os professores e professoras da Rede Estadual de Ensino da Bahia e da Rede Municipal de Ensino em Ilhéus têm seus salários dentro da Lei do Piso Nacional porém, a APLB e APPI ( Delegacia Regional da APLB ) continuam lutando por melhores salários e condições de trabalho para os profissionais da Educação.
Em Ilhéus, a APPI em acordo com o Governo Municipal, em janeiro de 2009, conseguiu que o Piso Nacional fosse implementado sem achatamento salarial. Já em 2010, a direção do Sindicato e Categoria tiveram que fazer várias mobilizações para que o Governo implementasse o reajuste do Piso pautado na LEI. Não foi uma tarefa fácil mas com a força desse Sindicato tão ativo e com o apoio e a união da categoria é que vencemos. No momento, estamos no aguardo da folha extra em que será paga a diferença salarial do percentual de 7,86%, índice de reajuste do Piso Nacional.
Na assembleia também foram discutidas questões relacionadas ao processo de certificação do Estado, pagamento de URV, excedência, extensão de carga horária e aulas extraordinárias. Já na Rede Municipal, além do reajuste do Piso, muitas dúvidas foram esclarecidas sobre as mudanças de padrão e referência, seleção simplificada de professores, celeridade nos processos de incentivo a qualificação profissional e campanha salarial 2010.
Esse momento foi muito importante para que profissionais do magistério das duas redes estadual e municipal percebessem os problemas coexistentes e que todos nós deveremos estar unidos em favor de uma educação de boa qualidade.

Comentários