BELÉM DO PARÁ RECEBE PRIMEIRA LANCHA ESCOLA BRASILEIRA


Na segunda-feira, dia 8, às 15h, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), a Marinha do Brasil entregOU ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as duas primeiras “lanchas escola” desenvolvidas especialmente para o programa Caminho da Escola, que tem como objetivo renovar a frota de veículos escolares do país, garantir mais conforto e segurança aos estudantes e contribuir para o acesso e a permanência na escola dos alunos de educação básica das redes públicas que moram na zona rural.
No total, a Marinha vai construir 600 lanchas para o transporte dos estudantes das áreas ribeirinhas, usando a infraestrutura das bases navais de Belém, Natal e Salvador. Em 2010, 180 embarcações devem ser distribuídas para municípios da região.
As lanchas escola estão sendo produzidas pela Marinha especificamente para o transporte dos estudantes. Assim, levou-se em consideração a idade e as necessidades desse público durante o trajeto casa-escola-casa. Construídas em alumínio naval, com 7,30m de comprimento, as lanchas escola incluem itens de segurança, como coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio comunicador e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluído um lugar para portador de necessidades especiais.
Pesquisa – As lanchas escolas serão entregues antecipadamente ao FNDE para que tenha início a primeira pesquisa nacional sobre transporte escolar aquaviário. Promovido pelo Fundo e desenvolvido pela Universidade de Brasília, o levantamento vai apontar a realidade vivida pelos estudantes das cidades ribeirinhas da Amazônia na hora de ir para a escola. Também vai identificar as rotas fluviais utilizadas na região, o número de alunos transportados em embarcações, as condições técnicas desses barcos, o tempo gasto e a expectativa de pais e alunos, autoridades municipais e comunidades ribeirinhas.

Comentários