APLB

sexta-feira, 12 de março de 2010

UESC OFERECE NOVOS CURSOS PELA PLATAFORMA FREIRE

O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aprova, no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, dois novos cursos, autorizando seu funcionamento na Universidade. O Curso de Língua Espanhola, Primeira Licenciatura, que objetiva possibilitar licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, ainda não passaram pelo processo de graduação, mas que durante anos estão atuando na área com autorização provisória. O Curso de Química, Segunda Licenciatura, cujo objetivo é possibilitar licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que embora atuem nessas disciplinas, sejam licenciados em outras áreas. Ambos os cursos serão presenciais e suas clientelas farão suas inscrições por meio da Plataforma Paulo Freire. As inscrições serão, posteriormente, validadas pelas Diretorias Regionais de Educação ou Secretarias Municipais de Educação.
Acesse o link abaixo para informações complementares.
www.uesc.br

BELÉM DO PARÁ RECEBE PRIMEIRA LANCHA ESCOLA BRASILEIRA


Na segunda-feira, dia 8, às 15h, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), a Marinha do Brasil entregOU ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as duas primeiras “lanchas escola” desenvolvidas especialmente para o programa Caminho da Escola, que tem como objetivo renovar a frota de veículos escolares do país, garantir mais conforto e segurança aos estudantes e contribuir para o acesso e a permanência na escola dos alunos de educação básica das redes públicas que moram na zona rural.
No total, a Marinha vai construir 600 lanchas para o transporte dos estudantes das áreas ribeirinhas, usando a infraestrutura das bases navais de Belém, Natal e Salvador. Em 2010, 180 embarcações devem ser distribuídas para municípios da região.
As lanchas escola estão sendo produzidas pela Marinha especificamente para o transporte dos estudantes. Assim, levou-se em consideração a idade e as necessidades desse público durante o trajeto casa-escola-casa. Construídas em alumínio naval, com 7,30m de comprimento, as lanchas escola incluem itens de segurança, como coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio comunicador e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluído um lugar para portador de necessidades especiais.
Pesquisa – As lanchas escolas serão entregues antecipadamente ao FNDE para que tenha início a primeira pesquisa nacional sobre transporte escolar aquaviário. Promovido pelo Fundo e desenvolvido pela Universidade de Brasília, o levantamento vai apontar a realidade vivida pelos estudantes das cidades ribeirinhas da Amazônia na hora de ir para a escola. Também vai identificar as rotas fluviais utilizadas na região, o número de alunos transportados em embarcações, as condições técnicas desses barcos, o tempo gasto e a expectativa de pais e alunos, autoridades municipais e comunidades ribeirinhas.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA JÁ DISPONIBILIZOU OS INFORMES DE RENDIMENTOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATIVOS

A Secretaria da Administração (Saeb) já disponibilizou, para todas as unidades do Estado, o informe de rendimentos dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, com os dados de recolhimento do Imposto de Renda no ano-base 2009. Caso o servidor ou o pensionista não tenha recebido o documento impresso, pode acessar a versão on line no Portal do Servidor (http://www.portaldoservidor.ba.gov.br). Na barra superior, é só clicar em "Informe de Rendimentos" e utilizar a mesma senha de acesso aos dados do contracheque.Caso tenha alguma dúvida, o servidor ativo deve procurar a Coordenação de Recursos Humanos do órgão onde trabalha. Já os inativos e pensionistas devem procurar a Superintendência de Previdência. Vale lembrar que o prazo para a entrega da declaração do IR 2010 segue até o dia 30 de abril.