APLB

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA: 24 E 25 DE SETEMBRO DE 2011


Dia 24/09
Abertura, às 19h00 - Teatro Municipal de Ilhéus



Dia 25/09
Discussões e Propostas, 08h00 às 18h00 - Fundação Cultural de Ilhéus


O programa PROERD- busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência. Essa filosofia social do PROERD, de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, confirma a política da PM de aproximar-se da comunidade. Esse trabalho é desenvolvido em conjunto com as comunidades escolares.
Hoje, 21 de setembro de 2011, na Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Hernani Sá, em Ilhéus será formada a turma do 5º ano de Alunos desse programa.

IFBA INSCREVE ATÉ DIA 23/09/2011

Já está aberto o processo seletivo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA/2012, no campus de Ilhéus. A unidade oferece os cursos de técnico de informática, segurança do trabalho e de edificações.
Os cursos se enquadram na modalidade subsequente, que exige ensino médio completo, e prepara o aluno para o mercado de trabalho.
O prazo para se inscrever se estende até o dia 23 de setembro, no http://www.portal.ifba.edu.br/prosel2012/inscricoes-processo-seletivo-2012.html.

Os candidatos podem solicitar isenção parcial da taxa de inscrição, também pela página do IFBA.
As provas devem ocorrer no dia 27 de novembro, contendo questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, história, geografia, física, química e biologia, além da redação.

CME-CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS TEM NOVOS CONSELHEIROS

Tomaram posse nessa tarde de terça-feira, dia 20 de setembro de 2011, novos conselheiros do CME- Conselho Muncipal de Educação de Ilhéus.
Os representantes da APPI-APLB Sindicato no Conselho: Professor Pascoal João (Titular) e professora Selma Trindade Estrêla (Suplente). Já na representação dos Docentes: Professora Rita Lúcia( Titular) e professor Jailson Telles ( Suplente ).

Saiba um pouco mais sobre o Conselho.


Cabe à União, Estados, Distrito Federal e Municípios organizar, em regime de colaboração, os respectivos Sistemas de Ensino (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).O Conselho Municipal de Educação é uma das instituições oficiais do Sistema Municipal de Ensino, que assume responsabilidade compartilhada com os órgãos do Poder Executivo Municipal (Secretaria Municipal de Educação, Delegacias Regionais de Ensino, Escolas etc.) para cumprimento do que estabelece o art. 11 da LDB - Lei 9394, de 20/12/96.

Os Municípios incumbir-se-ão de:
I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
V - oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidade de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.


Parabéns aos novos conselheiros que, com certeza atuarão de forma efetiva para garantir a boa qualidade no processo educacional de nosso muncípio.