APLB

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DELEGACIA E NÚCLEOS DA APPI-APLB SINDICATO ESTIVERAM PRESENTES EM URUÇUCA NO DIA DA PARADA NACIONAL

Categoria de educadores em Uruçuca em assembleia geral
Logo após a assembleia realizada em Ilhéus, no auditório do IME-Centro, na manhã do dia 06/07/2011, a direção da delegacia da APPI e dos núcleos de Canavieiras,Itacaré e Una foram para a cidade de Uruçuca, (também núcleo da APPI-APLB Sindicato) para participarem da assembleia dos Trabalhadores em Educação desta cidade.
O objetivo da diretoria geral da APPI em participar dessa assembleia é de fortalecer cada vez mais o nosso sindicato e toda categoria a qual representamos.
Nessa assembleia, a presidenta da APPI, professora Enilda Mendonça falou da importância da participação dos trabalhadores nos movimentos e mobilizações realizadas entre sindicato e categoria, pois só assim, galgamos conquistas e vitórias como, por exemplo, os Planos de Carreiras dos Trabalhadores em Educação docentes e não docentes, a implementação do Piso Nacional dentre outras conquistas.
De todos os núcleos da Delegacia da APPI, o único município em que a prefeitura não cumpre com o Piso Nacional, é Uruçuca. Muitas reuniões agendadas com o executivo para discutir sobre a questão não aconteceram porque foram adiadas e remarcadas com um longo prazo. E até hoje estamos na luta. A próxima assembleia está marcada para o dia 11/07/2011, segunda feira, às 14h, no Centro de Cultura Água Preta logo após a audiência agendada com o executivo, categoria e sindicato.
Vamos juntos participar e fortalecer a nossa categoria.

CEFA --CENTRO EDUCATIVO FÉ E ALEGRIA PROMOVE CARURU BENEFICENTE

O Centro Educativo Fé e Alegria-CEFA promove no próximo sábado, dia 09/07/2011, a partir das 11H,Caruru beneficente em prol do curso de formação de professores. Essa atividade acontecerá no  PETI do bairro Nossa Senhora da Vitória em Ilhéus.
Maiores informações através dos contatos: 9982 8768; 9963 7843; 8822 2505 e 8142 7058.

APPI-APLB SINDICATO REALIZOU ASSEMBLEIA NA PARADA NACIONAL DO DIA 06/07

Ontem, 06/07/2011, no auditório do IME-Centro, a APPI-APLB Sindicato realizou mais uma assembleia para os Trabalhadores em Educação das redes Estadual e Municipal de Ilhéus. A pauta principal foi a discussão do Piso Nacional dos Professores, o PNE-Plano Nacional de Educação e a leitura e explicação do Plano de Carreira dos Servidores de Escolas de Ilhéus já aprovado, sancionado e publicado no Diário oficial do Município. Para ter acesso ao texto do PCCS dos Servidores, favor clicar no link abaixo.
http://www.io.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_06_17461003271.pdf?CFID=1956370&CFTOKEN=13fd94b5956c14e1-9F2A6DB1-1125-A47E-CD73CA7C9DEA1980

NOTÍCIAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA

SOBRE A URV:

A ação, ajuizada em junho de 2004, cuja numeração atual é CNJ 0076135-02.2004.805.0001-0, está em trâmite perante o Tribunal de Justiça do Estado– 1ª Câmara Cível. Houve o julgamento dos embargos de declaração que foi interposta pelo Estado cujo julgamento negou provimento aos mesmos, mantendo-se desta forma inalterada a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que reconhece os direitos da categoria à percepção da diferença da URV.
Essa decisão foi publicada no Diário da Justiça no dia 22/6/2011, estando os autos no momento em fase de prazo que é de 60 (sessenta dias) para a interposição de recursos extraordinário e especial. Neste período, o departamento jurídico da APLB estará atento aos tramites processuais, como sempre fez.
Para maiores informações e acompanhamento do processo, acesse o link abaixo.
http://www7.tjba.jus.br/site/popup_servicos.wsp?tmp.id=15
GRATIFICAÇÃO DE ESTÍMULO E ATIVIDADE
Desde o governo de Paulo Souto, e agora no governo de Jaques Wagner que essa gratificação com percentuais que variam de 5% até 50%, através de cursos realizados pelo beneficiário representa uma grande conquista da categoria. No entanto, o professor dava entrada no processo e ficava de seis a oito meses aguardando a publicação no Diário Oficial e o governo só pagava a partir da data da publicação, o que causava um prejuízo para a categoria. Após diversas demandas conseguimos o “Direito de Petição”. Isto significa que a Gratificação de Estímulo e Atividade Profissional passa a ser paga desde o dia em que foi dado entrada no processo.

PISO SALARIAL
A Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), à qual a APLB-Sindicato é filiada, sempre lutou pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que foi garantido no governo Lula por conta da mobilização da categoria em todo o Brasil. Mas alguns estados entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) argüindo sua inconstitucionalidade. Depois de muitas mobilizações da categoria no país o STF votou pela constitucionalidade do Piso. O valor, segundo a Advocacia Geral da União, hoje é de R$ 1.187,97 que deve ser pago ao professor de nível médio com formação de magistério para uma jornada de até 40 horas.
Após diversas reuniões da APLB-Sindicato com a SEC e a SAEB ficou estabelecido o pagamento do Piso, através de projeto de lei a ser enviado pelo governo à Assembleia Legislativa da Bahia, bem como um aditivo de reajuste da ordem de 7% para o professor P.E.M.D. a ser aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia.

TODA E QUALQUER INFORMAÇÃO CONCRETA, SERÁ PUBLICADO AQUI, EM NOSSO BLOG E NO SITE DA APLB SINDICATO ATRAVÉS DO LINK ABAIXO.
http://www.aplbsindicato.org.br/index.php
 
A LUTA CONTINUA!!!!