APPI PARTICIPA DE CURSO DE CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

A ação Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE por meio de cursos a distância. No final do ano passado, o objetivo foi ampliado com a parceria firmada entre o FNDE e o Tribunal de Contas da União para formar os conselheiros responsáveis pelo controle social da aplicação de recursos da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Na semana passada, o curso do PNAE foi concluído por  conselheiros do CAE  e FUNDEB. Já ontem, 25/07/2011, uma turma começou o Curso de Controle Social para Conselheiros.
A temática de Controle Social tem várias significações. Uma delas é a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas. É, na verdade o direito da participação ativa da sociedade no acompanhamento e verificação da gestão dos recursos federais empregados nas políticas públicas.
Vale salientar que, o FUNDEB- Fundo Nacional de Desevolvimento da Educação Básica é um dos Conselhos da Educação que é composto por recursos oriundos nos impostos pagos pelo povo e estes recursos devem ser aplicados na educação básica e que precisa ser acompanhado, controlado e fiscalizado por todos nós, pois é a EDUCAÇÃO o maior instrumento de formação do cidadão. 
Para maiores informações sobre o assunto, acesse o site do FNDE http://www.fnde.gov.br/

Comentários