APLB

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Frente Parlamentar debate sobre assédio moral e sexual no setor público

 
O combate ao assédio moral e sexual nos órgãos e setores públicos de Ilhéus foi tema da palestra da Professora Carla Rita Bracchi, nesta segunda-feira (04), às 16h, na Câmara de Vereadores. A reunião ordinária foi organizada pela  Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas para as mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica. Representantes da APPI estiveram presentes.
 
A palestra foi um momento de escuta e diálogo sobre o combate à violência, com o objetivo de ampliar as vozes femininas no Poder Legislativo. O assédio, moral ou sexual, é configurado pelo comportamento indesejado, imoral, onde há relação de hierarquia, levando ao constrangimento de quem é subordinada/o, seja por meio de qualquer intimidação ou humilhação.


Seminário ‘Respeita as Mina’ orienta sobre enfrentamento à violência de gênero

 
Seminário no auditório da APPI abordou a questão das políticas públicas para as mulheres através da apresentação da campanha Respeita as Mina. Na tarde de sexta-feira (01), o tema foi tratado por Doranei Alves, mestra em Estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Serviço Social e Seguridade Social e graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
A educadora desenvolve estudos sobre Violência contra a Mulher, Mulheres Negras e Trabalho. Ela também atua como pesquisadora convidada no Observatório de Racialidade e Interseccionalidade (ORI) do curso de Serviço Social do Instituto de Psicologia da UFBA.
 
Estiveram presentes no seminário, Cláudia Virgínia e Maria das Graças, do Conselho da Mulher, além do vereador Makrisi.
A estratégia de gestão Respeita as Mina é voltada para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Tem a SPM-BA como núcleo gestor, interligando em rede as ações de iniciativa da secretaria com outros órgãos do Estado e sociedade.