APLB

quinta-feira, 2 de maio de 2013

APPI realiza nova assembleia para discutir campanha salarial

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus estarão realizando uma assembleia nesta sexta-feira (03), às 15h30min, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), para discutir sobre a Campanha Salarial 2013. A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, alerta para a importância da participação da categoria nesta assembleia, onde serão discutidos pontos importantes como o reajuste salarial, pagamento de salários e vários outros direitos dos trabalhadores em educação.

Enilda Mendonça informou que em 03 de janeiro desse ano, logo após a posse do atual prefeito, a APPI solicitou, através de ofício, uma audiência com o governo municipal para discutir a pauta da campanha salarial. Somente meses depois o governo sinalizou para iniciar as discussões, mas várias as audiências marcadas foram adiadas. A primeira audiência foi realizada na tarde da última terça-feira. A APPI alerta ao governo que a data base da categoria é no dia 01 de janeiro, daí a necessidade de discutir, em caráter de urgência, os itens da pauta da Campanha Salarial 2013. A expectativa da categoria é que agora o governo municipal dê mais celeridades às discussões, cumprindo a legislação e assegurando os direitos dos trabalhadores em educação.

Ainda na assembleia desta sexta-feira será discutido sobre o pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro. O Governo Federal liberou nesta terça-feira (30) para a Prefeitura de Ilhéus recursos na ordem de R$ 2.500.000,00 como complemento das verbas do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) referente ao ano passado. Pelo acordo firmado entre a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau e a Prefeitura de Ilhéus, esses recursos serão destinados para o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores em educação referente ao mês de dezembro do ano passado, bem como o 13º salário dos servidores contratados.

Em audiência com o secretário de Administração da Prefeitura, Ricardo Machado, na tarde desta terça-feira, a presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou sobre a liberação dos recursos do Fundeb e solicitou o imediato pagamento dos salários atrasados, conforme o acordo. Ricardo Machado adiantou já solicitou ao setor de recursos humanos que fosse feita a folha de pagamento para a quitação desses vencimentos de dezembro dos servidores e do 13º salário dos contratados e que dependerá apenas de uma autorização do prefeito Jabes Ribeiro para efetuar o depósito nas contas dos trabalhadores em educação, o que deverá ocorrer nos próximos dias.