Sindicatos participaram de audiência para discutir o estatuto do servidor

Presidentes e representantes de sindicatos de todas as categorias dos servidores públicos do município de Ilhéus participaram na tarde desta segunda-feira (27) de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores com o objetivo de discutir a mudança de regime jurídico de CLT para estatutário e ainda a elaboração do estatuto do servidor. Durante a audiência os representantes dos sindicatos denunciaram a agilidade do governo municipal em aprovar em tempo recorde, na calada da noite, a mudança de regime dos servidores e ao mesmo tempo a demora na discussão sobre o estatuto, já que dois meses se passaram desde a aprovação da lei e até agora não foi nem mesmo criada a comissão que vai elaborar o documento.

A presidente da APPI-APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, contestou as afirmações do procurador geral da Prefeitura de Ilhéus, Octávio Augusto Carmo, quando afirmou que a lei que propôs a mudança de regime jurídico não alterou em nada a situação do servidor. De acordo com a presidente da APPI, a mudança de regime nos moldes como foi feito pelo governo municipal teve como único interesse do governo fazer com que o município deixasse de pagar o FGTS. “Essa mudança não teve nenhum interesse em beneficiar o trabalhador”, disse a presidente. Enilda Mendonça também colocou como ponto de pauta a discussão sobre o fator previdenciário, uma das preocupações dos servidores que não sabem como ficará sua situação em caso de aposentadoria.

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Josevaldo Machado, propôs aos representantes do governo a imediata nomeação dos membros da comissão para discutir e elaborar o estatuto do servidor, garantindo a participação de todos os presidentes de sindicatos dos trabalhadores. O procurador Octávio Augusto Carmo confirmou a garantia da participação de todos os sindicatos nas discussões, mas afirmou que a comissão para elaborar o estatuto só deverá ser nomeada em cerca de 30 dias, uma medida que mais uma vez desagradou os trabalhadores. Os lideres sindicais chegaram inclusive a elaborar uma minuta do estatuto para servir como base para as discussões do documento final.


Comentários