A Prefeitura de Ilhéus, através da
Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza nos próximos dias 3 e 4 de
junho, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a II Conferência Municipal de
Educação. Os objetivos do evento são discutir a política nacional de educação,
indicar responsabilidades e atribuições entre os sistemas de ensino, avaliar as
deliberações da Conferência Nacional de Educação bem como verificar impactos e
analisar as atualizações de propostas para elaborar políticas nacionais para o
desenvolvimento do setor.
A inscrição para participar do evento
e discutir os módulos para a conferência estadual ocorre entre esta segunda-feira,
27, e a quarta-feira, 29, na Seduc, situada na Avenida Soares Lopes, 840 (sala
do Conselho Municipal de Educação), das 9 as 12 horas e das 14 às 17 horas. São
disponíveis 400 vagas e qualquer cidadão pode participar do evento.
Compõem a comissão organizadora do
evento representantes da Direc-6, da Associação dos
Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB/Sindicato), da Câmara de
Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundebe-Ilhéus e
do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município. Ainda, fazem parte
da equipe, pais, estudantes, membros das escolas das redes privadas e públicas
do município, além de funcionários da Seduc.
A conferência é um momento
importante na história das políticas públicas da educação. De
acordo com os organizadores, a II Conferência Municipal de
Educação constitui-se como um espaço para deliberar e contar
com a participação coletiva, com o envolvimento de diferentes segmentos e
profissionais na construção de políticas do Estado voltadas para a educação.
Entre os temas que serão discutidos
para a elaboração de propostas para encaminhamento à conferência estadual
estão o plano nacional de educação e o sistema nacional de educação
organização e regulação; educação e diversidade, justiça social, inclusão e
direitos humanos; qualidade da educação, democratização do acesso, permanência,
avaliação, condições de participação e aprendizagem; gestão democrática,
participação popular e controle social; valorização dos profissionais da
educação, formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos
recursos.
Comentários