APLB

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CONCURSO PARA PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA: INSCRIÇÕES PRORROGADAS

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). Até esta quinta-feira (4), foram inscritos cerca de 30 mil candidatos, e a expectativa é de que 40 mil professores participem do concurso. As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de janeiro de 2011 e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril do mesmo ano.

APPI/APLB/GRUPO OPERATIVO DA OUVIDORIA PARTICIPA DE ENCONTRO DA MATRIZ AFRICANA REALIZADO PELA REDE MOCAMBOS/CASA DO BONECO: ITACARÉ: 03-07/11



Foi realizado durante os dias 03-07/11 em Itacaré o Encontro Norte/Nordeste da Rede Mocambos. O evento aconteceu na Casa do Boneco e reuniu cerca de 150 pessoas de quilombos de estados como BA, PI, PE, MA, SP e DF, além de instituições dos Governos Estadual e Federal. Além da integração entre os integrantes de quilombos das diversas regiões, o momento serviu para se pautar as grandes questões que envolvem as realidades vividas por estes povos no país, bem como trabalhar as demandas a serem apresentadas aos Governos e as bandeiras comuns a serem levantadas por todas as lideranças destes espaços: povos de terreiro, hip-hop, educadores/as. Ainda se trabalhou temas como: questão da certificação dos quilombos, a economia solidaria a juventude e a cultura, a questão de gênero, a questão ambiental, além das moções de apoio à luta dos Tupinambás e de repúdio contra a violência praticada por prepostos da 70ª CIPM no último dia 23/10 no Banco do Pedro. É importante salientar que a representação da APPI/APLB/Grupo Operativo da Ouvidoria Externa da DPE/BA neste evento foi significativa como forma de compreender melhor as lutas dos povos de Matriz Africana, as dificuldades experimentadas por estes PARENTES a partir deles e, é claro, contribuir com reflexões quanto aos aspectos pedagógicos e na qualificação das discussões, dado a nossa constante discussão de questões vinculadas a orçamento público, a bandeiras na área da educação, a pautar as datas significativas que contemplam a vida e a história de indígenas e afro-descendentes.
Quem quiser acessar material de qualidade sobre Matriz Africana produzida por estes povos e saber o que estão fazendo para que sejam incluídos de fato na vida brasileira acessem: WWW.mocambos.net, WWW.aovivo.estudiolivre.org, WWW.crioulasvideo.org e WWW.casadoboneco.blogspot.com e se deliciem com novidades contadas por povos de Matriz Africana que é impossível achar na literatura e muito menos na criatividade oficial deste país.