APLB

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Rede Vida Viva promove em Ilhéus seminário sobre Saúde do Trabalhador

Dirigentes sindicais de diversas categorias e municípios baianos participam nesta sexta-feira e no sábado, no Hotel Baravento, em Ilhéus, do Seminário sobre Saúde do Trabalhador e Adoecimento no Local de Trabalho, promovido pela Rede Vida Viva, em parceria com a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau. O objetivo do evento é formar monitores para identificar as causas das enfermidades, discutir a saúde e elaborar um plano de ações para combater os casos de adoecimento nos locais de trabalho.
 
Durante o seminário estão sendo abordadas as causas de adoecimento em diversas categorias e compartilhadas experiências e vivências em cada município. Através de dinâmicas, trabalhos em grupo, discussões e debates estão sendo realizadas reflexões sobre o triângulo vida, saúde e trabalho, suas interrelações e sobre como combater esses casos de adoecimento. Uma das ferramentas utilizadas durante o seminário foi o mapeamento do corpo, do trabalho e do mundo, identificando as patologias e suas causas. A partir dessas reflexões os monitores passam a ter uma nova visão do ambiente de trabalho e um novo olhar sobre as causas do adoecimento.

O presidente da APPI/APLB-Sndicato, Osman Nogueira Junior, considera de grande importância a discussão sobre saúde do trabalhador e qualificar agentes como monitores para identificar e essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado por Julia Souza, Marinho Maia e Enilda Mendonça, será elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante os dois dias de reflexão.

O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
 





















APPI participa de Seminário sobre Saúde do Trabalhador

A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, participa nesta sexta-feira e o sábado do Seminário sobre Saúde do Trabalhador e Adoecimento no Local de Trabalho, promovido pela Rede Vida Viva e que conta com a participação de núcleos sindicais da APLB de 25 municípios do Sul da Bahia.

Por conta do evento, os dirigentes da APPI não estarão realizando atendimento na sede do sindicato nesta sexta-feira, retornando às atividades normais na próxima segunda-feira.

Salários estarão nas contas nesta sexta-feira

De acordo com informações da Prefeitura de Ilhéus, os salários de todos os servidores, pensionistas e aposentados vinculados ao município estarão disponíveis nas respectivas contas nesta sexta-feira, dia 28.