Professora Enilda pede celeridade ao Governo Marão para acolher famílias desabrigadas e escolas voltarem à normalidade

 


Durante o expediente na sessão de quarta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, a vereadora Enilda Mendonça (PT) cobrou do executivo ilheense celeridade para resolver a situação das famílias que ficaram desabrigadas no período chuvoso e que, ainda hoje, ocupam escolas municipais. Devido a este fato, as atividades nessas unidades estão prejudicadas, com estudantes fora da sala de aula.

A professora Enilda trouxe ao plenário cenários como a da escola da Vila Cachoeira, onde ela esteve recentemente. De acordo com Enilda, apenas uma família ocupa o espaço. "Será que não é possível resolver o problema de uma família, seja com aluguel social, para que dezenas de crianças tenham o direito ao acesso à escola?" , questionou a vereadora.

Durante a fala, Enilda enfatizou que as famílias atingidas precisam de acolhimento, mas que a situação das escolas não pode ser permanente. "Educação é isso. É acolhimento (...) as pessoas ficaram na escola por uma necessidade de urgência. A escola tem um outro papel de extrema importância social, que é dar aula", refletiu.

A vereadora criticou também o fato de o atual secretário de combate à pobreza sequer atender aos telefonemas do sindicato dos trabalhadores da educação para que seja marcada uma reunião para debater o assunto e buscar soluções.

Enilda lembrou ainda que a maioria das crianças já foi prejudicada no ensino por causa da pandemia, e que a atual situação agrava o problema.

Fonte: Ascom 

Comentários