Presidente da APPI reforça urgência de melhoria da qualidade do ensino público em Ilhéus

 

Ao participar da Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Ilhéus, em Inema, ontem (13), o presidente da APPI/APLB, Osman Nogueira, reafirmou a necessidade de o governo municipal melhorar a qualidade da Educação pública em Ilhéus, trabalhando na reforma de escolas no interior, valorizando as trabalhadoras e trabalhadores que atuam nos distritos e povoados do município e indicando diretores e gestores escolares para estas unidades mais distantes.

Em Inema e Pimenteira, as escolas necessitam de pintura, serviços hidráulicos e elétricos e reforma nos telhados. Há uma grande evasão escolar registrada nos últimos anos. Inema chegou a abrigar mil alunos na sua rede de ensino, quando a população local era estimada em 5 mil habitantes. Hoje, sua população é de cerca de 3.200 habitantes com apenas 232 alunos matriculados na Educação Infantil, anos iniciais e finais e EJA. 

Os professores contratados em regime especial bancam do próprio salário o aluguel de imóvel onde passam a semana, pelo fato de não compensar a volta diária para casa em função da distância de deslocamento da sede. Desde 2019, a escola de Inema está sem diretor.

Osman Nogueira também destacou a necessidade de debater com o estado o fechamento da sua unidade escolar. “Precisamos retornar com o ensino médio para Inema”, destacou o presidente da APPI/APLB. Para Nogueira, problemas em setores essenciais como saúde, educação e mobilidade, precisam ser urgentemente resolvidos pela Prefeitura.



Comentários