Professora Enilda pede ao governador a continuidade do Cepedi em terreno da Petrobrás em Ilhéus

 

Durante visita ao município de Camacan, hoje (16) pela manhã, o governador da Bahia Rui Costa recebeu das mãos da vereadora Professora Enilda Mendonça (PT) o pedido para que ele mantenha a sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrônica de Ilhéus (Cepedi), na área da antiga Petrobras, no bairro da Tapera. Recentemente, o governo da Bahia desapropriou a área de 14 mil metros quadrados para a implantação de uma Policlínica Regional de Saúde. A unidade que atenderá a média e alta complexidade visa descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão.

Ao analisar atentamente a publicação do edital, a vereadora percebeu que o espaço onde funciona o Cepedi, está inserido na área desapropriada, e não tem registrada a garantia de sua continuidade. O pedido da vereadora é que o Cepedi permaneça onde já funciona, gerando soluções tecnológicas de uso internacional e empregos para o setor. Atualmente, mais de 60 colaboradores (entre contratados e bolsistas) integram a equipe do Centro de Pesquisa.

O Cepedi foi fundado em 2002 com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), transformando conhecimento em produtos e serviços inovadores e fornecendo mão-de-obra especializada para atender o Polo de Informática de Ilhéus. Organização de base tecnológica, já atendeu mais de 50 empresas com soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação que rodam no Brasil e em outros países, como México, Vietnã e Estados Unidos. O Cepedi continua tendo sua importância no polo, com soluções de grandes impactos com o suporte dos cursos da área de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que preside o seu conselho administrativo, bem como de institutos e de faculdades privadas da região.  O órgão, presidido pela Uesc, é credenciado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), para captação, utilização e desenvolvimento de projetos incentivados no âmbito da Lei de Informática e da Lei do Bem.

De acordo com Professora Enilda, o governador recebeu com atenção o documento e prometeu iniciar um estudo técnico sobre o assunto. A iniciativa da vereadora conta com apoio dos demais parlamentares do município e também do deputado federal licenciado e secretario de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes.

Comentários