Profissionais de Imprensa no grupo prioritário de vacinação; Em Ilhéus, luta contou com a participação da Professora Enilda


Hoje é o Dia Estadual de Luta pela Vacinação dos Profissionais de Imprensa da Bahia. O ato também comemora a decisão do governo do estado em incluir os profissionais de comunicação na lista de prioridade da vacinação contra a Covid-19. A decisão aconteceu nesta terça (18), durante a reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os secretários Estadual e municipais de saúde e contempla, num primeiro momento, jornalistas com mais de 40 anos, além de radialistas, cinegrafistas, apresentadores, fotógrafos e blogueiros registrados.

A inclusão foi resultado de uma forte campanha encampada pelo Sinjorba, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV na Bahia (Sinterp) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Foram conversas e entendimentos junto às autoridades de saúde do Estado e dos municípios para incluir entre os segmentos prioritários na vacinação contra a Covid-19 os jornalistas e radialistas que estão na linha de frente do trabalho durante a pandemia.

Em Ilhéus, o pedido para priorizar a imunização dos profissionais partiu da vereadora e sindicalista Enilda Mendonça (PT).  No dia 11 de maio a vereadora protocolou na Câmara a indicação n° 1090/2021, solicitando ao executivo ilheense a inclusão de profissionais da imprensa no grupo de trabalhadores prioritários. A justificativa é de que jornalistas e radialistas desempenham o serviço de cobertura dos fatos cotidianos, estando eles expostos ao risco maior de contaminação pelo novo coronavírus, já que realizam reportagens presenciais, inclusive em unidades de saúde. Professora Enilda também liderou o movimento local pela vacinação dos trabalhadores da educação, cuja vacinação está em andamento. Os vereadores Kaíque Souza e Fabrício Nascimento também apresentaram pedidos semelhantes com este mesmo objetivo.

Os profissionais de Comunicação com mais de 40 anos devem responder a uma pesquisa (https://bityli.com/hZ85D) e fazer um cadastro (https://bityli.com/TrvOG) o quanto antes possível.


Fonte: Ascom/Câmara

Comentários