APPI e vereadora querem aporte tecnológico para professores da rede municipal de ensino que trabalharão no modelo remoto

A APPI/APLB protocolou junto à Prefeitura de Ilhéus uma solicitação para que o município faça o aporte tecnológico aos trabalhadores em Educação para atender à nova realidade de ensino remoto, modelo adotado durante a pandemia. O mesmo pedido também será apresentado hoje (24) ao governo municipal pela professora e vereadora Enilda Mendonça (PT), que vai protocolar pedido na Câmara Municipal.

 

“Temos uma categoria que apesar de ter papel social relevante, não tem valorização social, não tem salários adequados para a formação, nem equipamentos adequados para trabalhar”, justificou Enilda, durante pronunciamento feito ontem (23) na sessão ordinária remota do Poder Legislativo. “Não estamos pedindo nada de graça. Mas que se faça um convênio de financiamento para acesso aos trabalhadores”, completou a parlamentar.

 

Como exemplo, professora Enilda cita o que ocorreu nos primeiros dias de aula na rede municipal, onde apenas 38 por cento dos alunos conseguiram ter acesso ao material didático. Por falta de ferramentas como a internet, 62 por cento não tiveram acesso ao conteúdo. “Decididamente, não estamos fazendo educação quando deixamos de fora do aprendizado 68 por cento dos estudantes”, lamentou a parlamentar, acrescentando que, dentre as dificuldades, houve até invasão de hacker durante as aulas remotas, da rede estadual.

 

Na próxima segunda-feira (29), os trabalhadores da Educação estarão presencialmente nas unidades escolares de Ilhéus. Os trabalhadores vão ficar responsáveis pelo contato direto com os familiares dos estudantes, para entrega e recolhimento do material. “Estamos discutido com o Gabinete de Crise e a SESAU, que monitoram a situação da pandemia no município, sobre as condições sanitárias, se é o melhor momento para o retorno”, explica a vereadora, acrescentando que uma nova reunião está marcada com autoridades da secretaria municipal de Saúde, para esclarecer as condições de segurança dos trabalhadores no momento mais delicado da pandemia.


Comentários