NTE esclarece dúvidas sobre aulas remotas na Bahia


A coordenadora do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul - NTE 05, Leninha Vila Nova, promoveu um encontro virtual ontem (24) à noite e conversou com jornalistas e radialistas da região, a respeito do retorno às aulas na Bahia. Leia, abaixo, alguns esclarecimentos que podem ser úteis na hora de dirimir suas dúvidas sobre o novo calendário escolar.

O NTE 05 integra 26 municípios e cinco distritos da região sul da Bahia atendidos pela Secretaria Estadual de Educação. Possui 69 unidades escolares e 26 anexos.


Quantos estudantes?

40 mil


E servidores?

3.500


E quantos estudantes tem a rede pública estadual em toda a Bahia?

800 mil estudantes


Porque a rede não retornou antes o período escolar?

Havia um cenário de esperança e tempo para conclusão do ano letivo de 2020. Chegou a hora.


Proposta para 2021

Conclusão do ano letivo de 2020, com aulas de segunda a sábado

Realização do ano letivo de 2021, sem feriados nem recessos


Proposta de atuação

Será no modelo Remoto Planejado, dividido em três etapas: remota (via internet), híbrida (com momentos presenciais e internet) e presencial (quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados e parcela significativa da sociedade também).


O que teremos neste primeiro momento?

Apenas a etapa remota


Qual a grande dificuldade, desafio?

Levantamento aponta que 40 por cento dos estudantes não contam com internet em casa


Então como fazer?

Para além das aulas remotas (via internet), com aulas gravadas, haverá um “caderno virtual” onde serão feitas impressões do conteúdo para atender aos alunos que não têm acesso à Internet. Estes cadernos deverão ser obtidos nas escolas e nas localidades onde estão matriculados.

A TVE – Televisão Educativa da Bahia, que este ano ganhou importante expansão de cobertura no estado, disponibilizará um canal 24 horas para exibição das aulas.

Alunos que não tiverem acesso à Internet residencial e necessitarem do auxílio de um computador para determinada atividade escolar, poderão agendar horários nas escolas para o uso dos equipamentos coletivos.


Haverá avaliação de conteúdo escrita? Tradicional, como antes ocorria?

Não. Cada escola vai criar seu instrumento de avaliação. O que valerá como processo avaliativo será a produção do aluno e sua participação em sala de aula virtual, ao vivo.


Esse modelo pode protagonizar uma significante evasão escolar. Como as escolas poderão evitar esta situação?

Haverá uma corrente de comunicação entre escola e famílias. Pais estarão envolvidos no ano escolar. Um comitê gestor vai acompanhar as ações, frequências e participações dos alunos durante o período escolar. Cada escola vai relacionar grupos com lideranças estudantis para ter uma relação mais direta com o alunado e suas necessidades emergenciais.


Quando as aulas serão iniciadas?

Dia 15 de março, de forma remota apenas.


Matrícula para os alunos que já fazem parte da rede.

Estes já estão devidamente e automaticamente matriculados. Não necessita procurar a unidade escolar.


E os novos?

A matrícula para quem está fora da rede ocorrerá a partir do dia 5 de abril. O processo será remoto. A ida a escola ocorrerá de forma agendada apernas para a entrega dos documentos comprobatórios. O NTE já possui uma lista dos estudantes do 9º  ano da rede pública, mas a possibilidade também estará averta a estudantes originalmente da rede privada que queiram mudar para a pública.


E os estudantes interessados em ingressar na Comissão Permanente de Avaliação CPA, antigo Supletivo?

Eles podem fazê-lo. Devem acessar o site http://cpa.educacao.ba.gov.br/. Mas atenção: a inscrição não pode ser feita em aparelhos celulares. Haverá as provas presenciais, que atenderão uma agenda e marcação prévia.

Comentários