APLB-Sindicato repudia fala desrespeitosa e infeliz da jornalista Priscila Chammas contra professores (as)

 

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia manifesta seu repúdio e indignação contra a fala desrespeitosa da jornalista Priscila Chammas contra Professores/as. O fato vergonhoso ocorreu nesta segunda (01/02), no Programa Bom dia Metrópole e Jornal da Bahia no ar com Zé Eduardo. Priscila ri quando da leitura de seu comentário em uma rede social diante da matéria da APLB em defesa da vida e de vacina para os professores/as, bem como profissionais da educação. O comentário lido diz: “E o que mais esses vagabundos sabem fazer da vida?”. Completa dizendo que os professores/as estão em situação confortável e que são egoístas. 


O alvo de Priscila Chammas não deveria ser os/as professores/as, que querem sim voltar às aulas presenciais, mas para isso, em nome da vida, defendem a vacinação de todos/as que atuam na educação e no chão das escolas públicas, realidade que pela sua fala e postura Priscila não conhece. Afirmou que as escolas da prefeitura estão, mais ou menos adequadas ao protocolo de biossegurança, o que revela seu total desconhecimento da rede municipal de educação, pois se conhecesse de fato não faria tal afirmação que não condiz com a realidade.


A maioria das escolas das redes públicas municipais e estadual de educação, não estão preparadas para abrir as portas, pois não há investimento nas estruturas físicas para que seja cumprido satisfatoriamente o protocolo de biossegurança! A APLB-Sindicato não defende “arranjos” de protocolo de biossegurança, nem defende o capital em detrimento da vida.

Priscila se arvora de forma desrespeitosa a falar de uma realidade que não conhece. A serviço de quem está a sua fala considerando que os registros mostram mais de 10 mil mortes na Bahia, tendo essa semana dias com mais de 30 mortes em 24 horas e com 70% dos leitos ocupados? A Educação é um serviço essencial, espaço de vivência, de troca, de encontro para as diversas aprendizagens no ambiente escolar, e diante do cenário da pandemia nesse momento, sem vacina, se torna um ambiente proliferador do vírus com mais facilidade e rapidez. Estamos lidando com um inimigo letal, invisível, em um universo de professores/as e profissionais da educação que pertencem ao grupo de risco. Além disso, a APLB se pauta na ciência, na Organização Mundial de Saúde e nos relatórios médicos e científicos oficiais, que mostram que crianças, adolescentes e jovens podem desenvolver as características letais e nocivas do vírus e/ou aqueles que são assintomáticos, podem transmitir a seus familiares, avós, avôs, pai, mãe e demais responsáveis.


A APLB Sindicato defende o retorno às aulas presenciais após a vacinação dos trabalhadores em Educação (professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, funcionários). A defesa da VIDA é fundamental, especialmente neste momento em que a taxa de contágio da COVID-19 voltou a crescer. Somos trabalhadores/as responsáveis, comprometidos/as com a educação de qualidade e, sobretudo, com a vida. Estamos projetando e construindo formas de recuperar o ano letivo, focando nas aprendizagens dos nossos alunos/as, como sempre fizemos. Não paramos em nenhum momento, muitos professores/as fazendo trabalho de fortalecimento de vínculos com acolhimento à comunidade escolar, com seus próprios recursos e aparelhos, muitos enfrentando inúmeras dificuldades. Continuaremos na defesa da vida. Todas as vidas. RESPEITEM a Educação e aos Educadores/as!!!


Salvador, 02 de fevereiro de 2021

Rui Oliveira

Coordenador-geral da APLB-Sindicato

Comentários