APLB manterá vigilância sobre os rumos do anunciado adiamento do Enem



A luta da APLB pelo adiamento dos exames do Enem, este ano, ganha uma importante vitória política na defesa dos estudantes baianos. Hoje, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que o Exame Nacional do Ensino Médio será adiado por 30 a 60 dias.

Ontem, um projeto de lei que prevê o adiamento do Enem e de outros vestibulares, devido à pandemia do novo coronavírus, já havia sido aprovado pelo Senado, seguindo para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Mas em um governo que muda de posicionamento a toda hora, foi preciso que, ainda hoje, a Mesa Diretora da Câmara exigisse uma garantia do presidente Jair Bolsonaro sobre o adiamento do Enem para que a Casa não vote um projeto nesse sentido.

A prova, que estava prevista inicialmente para novembro, deve acontecer agora em dezembro ou janeiro de 2021. Em média, 5 milhões de candidatos participam do Enem. Até o momento, segundo o MEC, mais de 4 milhões fizeram a inscrição para o exame deste ano.

A APPI/APLB alerta que o período de inscrições segue inalterado e termina às 23h59 desta sexta (22).

A decisão anunciada de realizar as provas do Enem em uma nova data acontece em meio à pressão da sociedade civil e do Congresso pelo adiamento do exame.

A APLB ingressou na justiça pedindo o adiamento para dar aos estudantes oportunidades iguais. “Vivemos uma desigualdade social muito grande e a maioria dos estudantes da escola pública, cerca de 82%, vai ser prejudicada em detrimento de uma minoria que está nas escolas particulares”, informou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato.

Comentários