Nova negociação leva governo a avaliar retorno dos servidores afastados

 

Uma nova negociação com representantes do governo municipal objetiva o retorno dos servidores admitidos entre 5 de outubro de 1983 e 5 de outubro de 1988, afastados das suas funções há mais de um ano pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. De acordo com o presidente da APPI, professor Osman Nogueira, o processo “está no início, é um embrião”, mas pode surpreender depois de muito tempo de conflito.


Ontem (19), uma comissão de sindicatos e trabalhadores esteve reunida com representantes do governo, visando avançar no diálogo.  “Temos, de fato, possibilidades que ainda não podem ser, por uma questão estratégica, tornadas públicas. Mas o mais importante é nós percebermos que a negociação está avançando”, destaca Osman.


Beneficiados - Caso o acordo se concretize serão beneficiados 268 servidores, dentre eles, mais de 100 trabalhadores da Educação. Segundo Osman Nogueira, o diálogo tem como referência de negociação um documento encaminhado pelo sindicato, em julho do ano passado, indicando os caminhos para o retorno dos servidores. O governo pediu um prazo para analisar o conteúdo. “Vamos aguardar, precisamos de uma resposta”, garantiu o presidente da APPI.


Hoje (20) pela manhã, uma reunião com os afastados serviu para “atualizar os informes de negociação”. Na oportunidade, foram entregues cestas básicas para os trabalhadores afastados que passam por grande dificuldade financeira. Diretora da APPI, professora Enilda Mendonça explica que diante da gravidade da situação, o sindicato assumiu esta luta e, ao longo de todos estes meses, tem ofertado à estas famílias o mínimo de dignidade, garantindo o alimento na mesa. “São situações muito tristes, trabalhadores simples, abandonados pelo governo, sem pagamento de direitos trabalhistas, depois de se dedicar por mais de três décadas ao serviço público”, destacou Enilda.





Comentários