APLB-Bahia aprova moção de repúdio ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre


O Conselho Geral da APLB Sindicato, que representa os professores de toda a Bahia, reunido de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, no Hotel Vila Mar, em Salvador, aprovou uma Moção de Apoio aos trabalhadores municipais demitidos injustamente da Prefeitura de Ilhéus, com mais de 33 anos de emprego público, e também aclamou uma Moção de Repúdio contra o prefeito Mário Alexandre. O encontro contou com a participação de representantes sindicais de mais de 300 municípios baianos.

A moção ressalta o fato de o prefeito Mário Alexandre ter demitido 268 servidores municipais admitidos entre 1983 e 1988, sem respeitar o devido processo legal. “Cumprir sentença antes de transitada em julgado, sem dar direito aos trabalhadores fazerem sua defesa, é demonstrar nenhum compromisso com o funcionalismo público”, diz o texto da moção.

E acrescenta: “Punir os trabalhadores que entraram no emprego público entre 1983 a 1988, antes da Constituição, com mais de 30 anos de trabalho, vai muito além de tirar o emprego destas pessoas, é, sobretudo, retirar a dignidade e o sonho da aposentadoria”. O Conselho Geral contou com a participação do presidente da APPI\APLB, Osman Nogueira, e da secretária intermunicipal da entidade, professora Enilda Mendonça.

Segundo Enilda Mendonça, a entidade representativa dos professores também aderiu à campanha solidária de arrecadação de alimentos a serem distribuídos aos servidores demitidos pelo prefeito de Ilhéus, cuja grande maioria se encontra em situação de vulnerabilidade. Nessa etapa, a campanha deve contar com a adesão de professores de cerca de 150 municípios do Estado.

Nessas localidades, as representações da APLB\Sindicato vão afixar faixas em apoio aos servidores demitidos e em repúdio ao prefeito Mário Alexandre (Marão). Dentre os servidores demitidos em Ilhéus, 47 por cento eram vinculados à área da Educação, na cidade e no interior do município.



Comentários