6 DE AGOSTO - Dia Nacional dos Profissionais da Educação



O dia 6 de agosto marca uma data de valorização e reconhecimento para os funcionários de escola. Em Ilhéus, a APPI/APLB conseguiu garantir feriado escolar, talvez a única cidade brasileira a incluir o dia 06/08 no calendário, não apenas em homenagem mas como um dia voltado ao reconhecimento destes profissionais.

“Reconhecer e valorizar os funcionários de escola, destinando este dia como feriado escolar, da mesma forma que 15/10 já tem o dia do professor, ajuda a construir a unificação da nossa categoria de trabalhadores em Educação”, destaca o presidente da APPI, Prof. Osman Nogueira.

A lei 13054/2014 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Segundo o autor do projeto, deputado Vicentinho, a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a Educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações.

A data de comemoração escolhida refere-se à sanção da Lei 12.014/09, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de Educação. A mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da Educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de Educação em todos os municípios brasileiros.
Acesse a lei na íntegra http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13054.htm

Comentários