Caminhada pela paz em Ilhéus reuniu milhares de pais, alunos e professores

Cerca de sete mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, entre pais, alunos, professores, policiais militares e a comunidade, participaram na manhã de sábado (22) da Caminhada pela Paz, um evento que encerrou a III Semana de Segurança de Ilhéus. A caminhada fez parte da campanha “Ilhéus Sem Violência é bem Melhor”, promovida pela APPI/APLB-Sindicato, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Grupamento de Bombeiros Militar.

Divididas em alas e com cartazes, faixas e adereços em defesa da paz, as escolas fizeram questão de levar para as ruas as mensagens trabalhadas dentro das salas de aulas com os estudantes, destacando a importância do envolvimento de todos nessa luta contra a violência e contra o uso de drogas. Participaram da caminhada mais de 40 escolas das redes pública e particular. A concentração foi na avenida Soares Lopes, em frente à sede da 68ª CIPM, seguindo pelas ruas do centro da cidade e com o encerramento na praça da Catedral de São Sebastião, com a premiação dos vencedores do concurso de Redação e Desenho.

Ainda como parte da campanha “Ilhéus Sem Violência é bem Melhor”, durante a semana foram realizados o passeio ciclístico, palestras e debates nas escolas sobre como combater a violência e o uso das drogas, além de um seminário sobre a violência. Também foi realizado um concurso de desenho com os alunos da educação infantil e ensino fundamental I e um concurso de redação com os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, todos com temas ligados à paz e a segurança e contra o uso de drogas. A ideia foi envolver as escolas e orientar os estudantes para que possam dizer sim à vida e não às drogas e a violência.

Os três melhores trabalhados de cada categoria foram premiados logo após a caminhada pela paz, numa grande festa de confraternização entre as escolas que participaram da campanha. Confira a relação dos vencedores:

.
EDUCAÇÃO INFANTIL
1º Lugar - Pedro Maron de Andrade -Instituto N. Sra. da Piedade   
2º Lugar - Marcelo da Gloria de Souza Junior – Escola Municipal Pinóquio
3º Lugar - Katharina da Silva Soares – Escola Municipal Perpétua Marques  

Ensino Fundamental I

1º Lugar - William Jefferson Ribeiro Conceição - Escola Municipal Pinóquio
2º Lugar - Sara Oliveira Farnese – Escola Municipal Antônio Sérgio Carneiro
3º Lugar - Daniela Macedo Gonçalves – Escola Nucleada do Japu

Ensino Fundamental II

1º Lugar - Deiciane dos Santos Silva - Escola Municipal Princesa Isabel
2º Lugar - Laísa Carvalho dos Santos - Escola Nucleada Aritaguá I
3º Lugar - Juliana Santana Souza Mendes - Escola Nucleada Banco do Pedro

Ensino Médio

1º Lugar - Samantha Alves Almeida - CPM – Rômulo Galvão
2º Lugar - Paulo Antonio Santos do Socorro – CEEPAMEV
3º Lugar - Julia Silva Vieira – Colégio Estadual Antônio Sá Pereira





Comentários