Golpe contra os trabalhadores: Câmara de Ilhéus autoriza prefeito a fazer o parcelamento do FGTS

Numa demonstração de falta de compromisso com os servidores públicos e com o município de Ilhéus, a Câmara de Vereadores aprovou, por dez votos a sete, o projeto que autoriza ao Executivo Municipal realizar o parcelamento do FGTS dos trabalhadores, inclusive de contribuições que ainda irão vencer em até dezembro de 2016. Cercado de indícios de irregularidades na condução da votação do projeto, a proposição, na avaliação dos representantes de todos os sindicatos dos servidores públicos, representa mais um golpe da Câmara de Vereadores de Ilhéus contra os trabalhadores e que pode ser mais um calote da Prefeitura com o FGTS dos servidores.

Mesmo sem o parecer de todos os membros das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças da Câmara e negando o direito do membro da comissão, o vereador Gildeon Farias (Dero), de pedir vistas para analisar o projeto e exarar parecer, o presidente do Poder Legislativo, Tarcísio Paixão, decidiu colocar a proposição em discussão e votação para atender a uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro.

O presidente da Comissão de Finanças, James Costa, apresentou um parecer contrário ao parcelamento, alegando que a iniciativa do prefeito Jabes Ribeiro traz prejuízos não somente para os trabalhadores, mas também para o município. Os membros da oposição ao governo municipal chegaram a alertar o presidente da Câmara para os erros na condução da votação e nos prejuízos que o projeto traz para os trabalhadores e para a cidade. Mesmo assim o projeto foi colocado em discussão e aprovado pela maioria dos vereadores.

Os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores chamara a atenção dos vereadores para os prejuízos que os servidores terão com mais esse parcelamento do FGTS. Mas ao invés de ouvir os servidores, o presidente da Câmara preferiu chamar a polícia para intimidar os trabalhadores.

Votaram contra o projeto e em defesa dos trabalhadores os vereadores Alisson Mendonça, Dero, Lukas Paiva, Fábio Magal, James Costa, Walmir Freitas e Alzimário Belmonte (Gurita). Já pelo parcelamento do FGTS e contra os trabalhadores votaram os vereadores Aldemir Almeida, Roque do Sesp, Ivo Evangelista, Josevaldo Machado Rafael Benevides, Gilmar Sodré, Jamil Ocké, Nerival, Roland Lavigne e Raimundo do Basílio.






Comentários