Trabalhadores em educação de Ilhéus criam comissão para elaborar calendário letivo 2015

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus realizaram uma assembleia na manhã desta sexta-feira no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) para discutir sobre a Campanha Salarial e o Calendário Escolar 2015, que ainda não foi elaborado e nem apreciado pelo Conselho Municipal de Educação, embora as aulas sejam iniciadas na próxima segunda-feira.

Após ampla discussão, a categoria decidiu criar uma comissão formada pelos trabalhadores em educação para elaborar um calendário letivo prévio que será apresentado, discutido e aprovado pelos servidores. No encontro também ficou decidido que o planejamento escolar será realizado provisoriamente sempre às sextas-feiras, duas horas pela manhã e duas à tarde, nas unidades da sede. Já nas escolas da zona rural o planejamento acontecerá quinzenalmente, durante o dia inteiro, também nas sextas-feiras.

Ainda durante a assembleia, o assessor jurídico da APPI/APLB-Sindicato, Iruman Contreiras, falou sobre a sentença do Tribunal de Justiça da Bahia 5ª Região que confirmou a decisão da juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires, e determinou que a Prefeitura de Ilhéus implemente o pagamento do piso salarial dos professores, no aporte de 1.917,78. De acordo com o advogado Iruman Contreiras, Município de Ilhéus terá agora o prazo de 30 dias, contados a partir da notificação do prefeito, para cumprir a determinação judicial, sob pena do pagamento de multa diária de R$ 500,00.

No despacho a juíza Alice Catarina Pires, em atendimento à ação movida pela APPI/APLB Sindicato, também determinou ao município proceder, em conformidade com a Lei Municipal número 3.346/2008, do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal, o reajuste, na mesma proporção do piso, dos salários base dos demais padrões (A, B e C) e referências (I a X) do Plano de Carreira, de modo a manter a mesma diferença de percentual de uma referência para outra e de um padrão para outro.

A presidente da APPI, Enilda Mendonça, explicou que aguarda agora a decisão do TJB com relação ao demais trabalhadores em educação.  APPI/APLB Sindicato entrou com duas ações na Justiça do Trabalho requerendo o pagamento da revisão salarial anual referentes aos anos de 2013 e 2014. A juíza Alice Catarina Pires já deu ganho de causa à categoria e a APPI aguarda que a decisão seja confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.




Comentários