Servidores da Educação devem realizar recadastramento até 13 de abril



Segue até 13 de abril, o re­ca­das­tra­mento dos ser­vi­dores pú­blicos ativos ocu­pantes de cargos efe­tivos nas Se­cre­ta­rias da Edu­cação, Saúde e Se­gu­rança Pú­blica – in­cluindo Po­lícia Civil, De­par­ta­mento de Po­lícia Téc­nica e Po­lícia Mi­litar (PM), além da­queles lo­tados nas quatro Uni­ver­si­dades Es­ta­duais (UNEB, UESC, UESB e UEFS). Ser­vi­dores destes ór­gãos devem se re­ca­das­trar, ex­clu­si­va­mente via In­ternet, através dos sites www.​recadastramento2015.​ba.​gov.​br e www.​portaldoservidor.​ba.​gov.​br.

Aqueles que não efe­ti­varem a atu­a­li­zação ca­das­tral no prazo es­ta­be­le­cido es­tarão su­jeitos a pe­na­li­dades pre­vistas no ca­pí­tulo V do Es­ta­tuto do Ser­vidor Pú­blico do Es­tado da Bahia (Lei nº 6.677/1994).

De acordo com o se­cre­tário da Ad­mi­nis­tração, Edel­vino Góes, o ob­je­tivo da ação é a va­li­dação dos lo­cais e jor­nada de tra­balho dos ser­vi­dores, a fim de ope­ra­ci­o­na­lizar o sis­tema de re­cursos hu­manos do Es­tado. “Além de ba­lizar in­for­ma­ções im­por­tantes para os novos ges­tores da Ad­mi­nis­tração es­ta­dual, o re­sul­tado deste re­ca­das­tra­mento ser­virá para iden­ti­ficar a exis­tência de pos­sí­veis não con­for­mi­dades, tais como o acú­mulo in­de­vido de cargos e a in­com­pa­ti­bi­li­dade de ho­rá­rios de tra­balho”, ex­plicou.

Quase 120 mil ser­vi­dores devem se sub­meter à atu­a­li­zação ca­das­tral, sendo que 46.153 ser­vi­dores estão lo­tados na Se­cre­taria da Edu­a­cação; 42.367 na Se­gu­rança Pú­blica; 25.260 na Saúde e pouco mais de 6 mil ser­vi­dores nas quatro uni­ver­si­dades es­ta­duais. O pro­cesso con­templa o pre­en­chi­mento do for­mu­lário de re­ca­das­tra­mento pelos ser­vi­dores.

Os for­mu­lá­rios são sim­ples e de fácil pre­en­chi­mento. Al­guns campos já vão apa­recer pre­en­chidos na tela, com dados bá­sicos. Ou­tros de­verão ser in­for­mados pelo ser­vidor, tais como local de tra­balho, re­gime de con­tra­tação e jor­nada de tra­balho. De­ter­mi­nadas in­for­ma­ções so­li­ci­tadas no for­mu­lário serão es­pe­cí­ficos de cada se­cre­taria.

Na se­gunda etapa do re­ca­das­tra­mento, as Di­re­to­rias Ad­mi­nis­tra­tivas de cada órgão vão ca­das­trar no sis­tema os nomes, nú­meros de ma­trí­culas e e-mails dos chefes ime­di­atos de cada ser­vidor. Já na ter­ceira e úl­tima etapa, os chefes in­di­cados pela co­or­de­nação de re­cursos hu­manos de cada se­cre­taria irão va­lidar as in­for­ma­ções for­ne­cidas na pri­meira etapa, con­fir­mando-as ou não. Após a va­li­dação, a Cor­re­ge­doria Geral da Se­cre­taria da Ad­mi­nis­tração do Es­tado da Bahia (CGR-Saeb) será aci­o­nada no sen­tido de ve­ri­ficar as in­con­sis­tên­cias e cor­rigi-las. Pa­ra­le­la­mente, os dados va­li­dados fi­carão numa base tem­po­rária e pos­te­ri­or­mente com­pa­rados com os dados do Sis­tema In­te­grado de Re­cursos Hu­manos (SIRH).

O re­ca­das­tra­mento de ser­vi­dores ina­tivos, feito anu­al­mente na mo­da­li­dade pre­sen­cial, não tem ne­nhuma re­lação com a atu­a­li­zação ca­das­tral de ativos que será re­a­li­zada pelo Go­verno a partir do pró­ximo dia 23. Ainda este ano, o Es­tado vai anun­ciar as ou­tras duas fases do re­ca­das­tra­mento de ativos, as quais con­tem­plarão os ser­vi­dores em ati­vi­dade nas de­mais se­cre­ta­rias e ór­gãos da Ad­mi­nis­tração Es­ta­dual. Dú­vidas sobre o re­ca­das­tra­mento de ser­vi­dores ativos po­derão ser es­cla­re­cidas através do e-mail recadastramento.​ativos@​saeb.​ba.​gov.​br

Comentários