Inscrições abertas para curso gratuito de prevenção ao uso de drogas

A Universidade Federal de Minas Gerais está com inscrições abertas, até 31 de janeiro, para o curso de 'Aperfeiçoamento em Prevenção ao Uso de Drogas'. A qualificação – gratuita e a distância – é ofertada pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São, no total, 500 vagas para todo o país, sendo 350 destinadas a professores da rede pública de ensino e 150 para candidatos de demanda social – profissionais que integram a equipe do Programa de Saúde na Escola (PSE), representantes de organizações com interesse nas áreas de educação e saúde, prevenção ao uso de drogas, além de pessoas da comunidade em geral.

Interessados em se inscrever devem, primeiramente, ler o edital de seleção. Em seguida, preencher o formulário de inscrição e anexar as cópias dos documentos exigidos no edital.

Os candidatos devem ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar-se às atividades do curso, além de familiaridade com o uso de computadores e internet, saber realizar navegação on-line para conseguir participar de discussões, de avaliações e para desenvolver outras atividades encaminhadas pelos tutores.

Com carga horária de 180 horas, a qualificação será realizada de março a setembro e está dividida nos seguintes módulos: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas; Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção; A Prevenção do Uso de Drogas no Modelo da Educação para a Saúde e das Redes Sociais, Ações preventivas do uso de drogas na escola e Projeto de prevenção na escola.

Seleção

O processo seletivo será constituído de uma única etapa, de prova de títulos, com caráter classificatório, na qual serão consideradas a experiência e a formação acadêmica do candidato. Em caso de empate, os critérios para classificação serão a nota da prova de títulos e o tempo de exercício do magistério, nessa ordem. Haverá uma lista de espera de 100 pessoas, além das 500 aprovadas. 

O resultado final sai no dia 23 de fevereiro no site do Caed/UFMG

Comentários