Terrorismo: Prefeito de Ilhéus dá dois presentes de grego no Dia dos Professores

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, mostra a cada dia que não tem qualquer compromisso com a educação e nesta quarta-feira, quando se comemora o Dia do Professor, o governo municipal deu aos educadores mais dois presentes de grego: o primeiro foi alterar a data da comemoração do Dia do Professor, mesmo sendo uma data a nível nacional. O segundo presente foi aplicar o terrorismo e mesmo contra a lei, o governo municipal decidiu obrigar os professores a realizar o planejamento no sábado, fora da carga horária semanal obrigatória prevista na legislação.

O ato de tirania e de terrorismo causou revolta entre os trabalhadores em educação. No último dia 08 de outubro, em assembleia da categoria, os trabalhadores da rede municipal de Ilhéus decidiram não aceitar trabalhar além da carga horária semanal obrigatória prevista na legislação. A decisão dos trabalhadores já foi comunicada ao prefeito Jabes Ribeiro, ao Conselho Municipal de Educação (CME), à Secretaria Municipal de Educação e também à Procuradoria Federal do Trabalho.

Mesmo assim, o prefeito ordenou aos seus diretores que adotassem o terrorismo para obrigar que a lei seja descumprida. No ofício a APPI/APLB-Sindicato informa que o Município, por falta de eficiência na gestão educacional, não consegue garantir a permanência dos alunos durante os cinco dias da semana na escola e vem subtraindo 1 dia letivo, por semana, de todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há vários meses.

Na tentativa de resolver a sua ineficiência, o Município encaminhou ao CME proposta para pagar aos professores hora extra para o planejamento aos sábados, decisão de forma unilateral e sem ouvir e/ou discutir com os trabalhadores, através de sua representação legal.

Diante do exposto a categoria, em assembleia, deliberou que o planejamento escolar, segundo a legislação, deverá ocorrer dentro da jornada de trabalho de segunda a sexta-feira e não aceitará trabalhar horas extras, além da sua carga horária obrigatória.

Comentários