Rede Estadual - Mais uma vitória da categoria: promoção para todos os professores com ganho salarial de 14%

A direção da APLB-Sindicato, sob a liderança do coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, conquistou na tarde desta quinta-feira (3), durante reunião com representantes do governo, na sede da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), mais uma vitória para a categoria.

Foi realizada a assinatura de um acordo  que determina  novos  critérios para o avanço salarial e promoção de carreira dos professores da rede pública. Desta forma, a APLB avança e garante que fica assegurada a promoção para todos os professores, de uma só vez, sem prova, apenas valendo um Curso na Modalidade à Distância e a frequência.

O texto da proposta também garante promoções que somam 14% de ganho real, divididos em três anos: no ato da inscrição, neste ano (2014), será concedido o percentual de 3,7%.  No ano seguinte (2015), mais 5,15%, para no ano subsequente (2016) soma-se mais 5,15%. Isso significa que,  este ano, somado o percentual de 3,7% + 5,91% do aumento linear, perfaz um total de 10,28%  de reajuste para estes professores. Já em 2015, somado 5,15%, + 5,91% do aumento linear, garante aos professores um reajuste de 12,5% ao ano considerando o aumento da inflação.

O compromisso assumido pelo governo atual é fruto de várias rodadas de discussão anteriores e audiências entre a direção da APLB-Sindicato e o governador do estado. Através da mobilização e união do sindicato junto aos trabalhadores em educação, a APLB-Sindicato conseguiu destruir a meritocracia que fazia parte do processo que assegurava a promoção, com garantia de certificação, dos professores da rede estadual de ensino.
“Só conquista, quem luta”

Esta vitória é o resultado das mobilizações e dos esforços do sindicato de uma categoria forte e atuante que não se deixa intimidar e continua firme frente às suas reivindicações. “Antes, na prática adotada anteriormente, era realizada uma prova e aplicada durante dois dias. Muitos profissionais eram excluídos neste processo. Nós conseguimos a promoção para todos, sem distinção”, comemora Rui Oliveira.

Juntos, somos mais fortes!

Diretoria da APLB-Sindicato

Diretoria da APLB-Sindicato

Comentários