Servidores acompanharão audiência nesta terça na Justiça do Trabalho

Servidores públicos municipais de Ilhéus das mais diversas categorias estarão se concentrando na tarde desta terça-feira (12), às 14 horas, em frente à Justiça do Trabalho, no bairro do Malhado, para acompanhar a primeira audiência movida pelos sindicatos para garantir a reposição salarial e o piso nacional dos professores. Os trabalhadores estão solicitando o cumprimento da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal que garantem a revisão salarial anual dos trabalhadores e o piso nacional dos professores, nas datas bases de suas categorias, um direito que foi negado pelo prefeito Jabes Ribeiro.

Depois de mais de 80 dias de greve, sem que o governo municipal apresentasse uma proposta concreta de reposição salarial, os trabalhadores decidiram protocolar, no último dia 07 de outubro, as ações na Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos. Os líderes sindicais informaram que nesses 80 dias de greve foram feitas todas as tentativas de acordo para sensibilizar o prefeito Jabes Ribeiro para a necessidade do cumprimento da lei que assegura o pagamento da revisão anual e o piso nacional. Como não houve acordo e para não prejudicar os cidadãos que necessitam dos serviços, os trabalhadores decidiram acabar com a greve e entrar com as ações na justiça.

Os trabalhadores reivindicam a reposição anual de 5,84% para todas as categorias, e 7,97% para os professores, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas ao invés de conceder a revisão, o governo municipal apresentou a proposta de reduzir em 20% a jornada de trabalho e, consequentemente, os salários. Na avaliação dos trabalhadores, a proposta, além de imoral, ainda representou um desrespeito aos servidores. Os trabalhadores aguardam agora a decisão da justiça.

Comentários