Início do ano letivo ainda depende de assinatura do acordo de pagamento dos salários de dezembro

As aulas da rede municipal de Ilhéus poderão ser iniciadas nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro. Para isso é preciso que seja assinado o acordo entre os trabalhadores em educação e o governo municipal garantindo o pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro, de forma integral, no final do mês de abril. O acordo ainda não foi assinado e caso não haja negociação, não haverá o início do ano letivo. A previsão é de que o acordo seja assinado na tarde desta quarta-feira (20). O acordo a ser firmado entre a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, e a Prefeitura, garante ainda o pagamento do 13º salário dos trabalhadores contratados.

A decisão de aceitar a proposta do pagamento dos salários de dezembro no mês de abril foi tomada pelos trabalhadores em educação durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Colégio Estadual). A categoria já havia realizado diversas assembleias e decidido que não iniciaria o ano letivo de 2013 caso não fosse apresentada pelo governo municipal uma proposta de negociação satisfatória do pagamento dos salários do mês de dezembro.

Na tarde desta segunda-feira a diretoria da APPI se reuniu com representantes do governo municipal reafirmando as decisões da assembleia e apresentando uma proposta de negociação. Os representantes do governo municipal alegaram dificuldades financeiras para quitar os salários, mas a APPI apontou como sugestão que os vencimentos atrasados de dezembro, bem como o 13º dos servidores contratados fossem pagos com o complemento das verbas do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) que chegam no último dia útil do mês de abril. Depois da decisão da assembleia da categoria, o acordo será firmado pelos trabalhadores e pelo governo municipal. Mas, segundo a direção da APPI, o não cumprimento do acordo por parte do governo municipal implicará na imediata paralisação da categoria.


Comentários