Eleição escolherá representantes de Ilhéus na Ouvidoria Cidadã

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou na manhã desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Ilhéus, um encontro com membros da sociedade civil organizada para apresentar os detalhes do processo eleitoral para a escolha dos representantes municipais no Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã, um espaço que privilegia a democracia participativa e estimula o exercício da cidadania. Durante o encontro os técnicos da Defensoria Pública da Bahia explicaram sobre o objetivo da Ouvidoria Cidadã, a importância da participação das entidades nesse trabalho e os benefícios para o cidadão.

Ainda na reunião foi criada a comissão eleitoral que cuidará de todos os detalhes do processo de escolha dos representantes de Ilhéus na Ouvidoria Cidadã. A comissão é formada pela presidente da APPI-APLB/Sindicato, Enilda Mendonça; pelo representante do Movimento Negro Unificado, Edson Vieira; pela presidente do Conselho Municipal da Mulher, Paula Trindade; pela representante da Legião Feminina da Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana, Nilza da Costa Lima, e pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, Odailson Aranha. Qualquer representante da sociedade civil organizada cadastrado na Defensoria Pública do Estado da Bahia poderá se candidatar. Para isso basta fazer a inscrição através do site www.defensoria.ba.gov.br/ouvidoria.

A APPI já participa do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia, tendo como representante o professor Pascoal João dos Santos, que vem desenvolvendo atividades para aproximar a sociedade da Defensoria Pública onde os cidadãos têm acesso a informações acerca de seus direitos e deveres. A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da Bahia é a segunda no país com esse caráter, porém a primeira a desenvolver uma metodologia que prima pela aproximação das pessoas no seu processo de tomada de decisão, instituindo um grupo de aconselhamento oriundo de representações com atuação comprovada no seio do movimento social.

Comentários