A greve dos professores conquista destaque no Jornal Nacional



A greve dos professores da rede estadual de ensino da Bahia completou 100 dias e conquistou cobertura jornalística em rede nacional, na qual o professor Rui Oliveira declara que não deseja prejudicar nenhum aluno e que o comprometimento do ano letivo é de inteira responsabilidade do governo do estado. A paralisação dos professores foi noticiada pela emissora Rede Globo na edição de quinta-feira (19) pelo Jornal Nacional. Leia a matéria na íntegra e ao final assista a reportagem completa em vídeo:

MP e TJ da Bahia dizem que não vão mais mediar greve dos professores

  A greve dos professores na Bahia completou 100 dias nesta quinta-feira (19). A rede estadual de ensino tem cerca de 1,2 milhão de estudantes.
  
MAURO ANCHIETA

Bolo e parabéns. Só faltava motivo para comemoração de mães e pais de alunos. “São cem dias, gente. São cem dias sem aula”, lamenta a mãe.
 Na semana passada, os professores rejeitaram a última proposta do governo: além dos 6,5% de aumento que foram concedidos a todo o funcionalismo estadual, a categoria teria um reajuste de 7% a partir de novembro deste ano, e outro igual em março do ano que vem. Mas os professores querem todos os aumentos este ano, e também o pagamento dos salários cortados por causa da greve.
 O Ministério Público e o Tribunal de Justiça da Bahia não participam mais das negociações. Em nota, as duas instituições afirmam que fizeram todo o esforço possível, mas que por causa do impasse e do risco cada vez maior de se perder o ano letivo, não vão mais atuar como mediadoras.
 O governo da Bahia diz que 80% das escolas já voltaram às atividades. Mas, segundo o Sindicato dos Professores, só 20% estão funcionando, e a maioria, no interior.
 “Assim que concluir a greve nas escolas que ainda permanecem em greve, nós faremos a reposição do ano letivo”, afirmou o secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto.
 “Estamos dispostos a voltar a dar aula e não prejudicar nenhum aluno. Agora, o cumprimento do ano letivo e a responsabilidade dele é com o governo do estado”, disse Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Professores da Bahia.
 A presidência da Assembleia Legislativa entrou com pedido de reintegração de posse do prédio que está ocupado pelos professores desde o início da greve.

Clique na imagem abaixo e acesse a reportagem completa em vídeo:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/greve-de-professores-completa-cem-dias-na-bahia/2049368/


Comentários