FILHOS DE PEQUENOS AGRICULTORES DE ILHÉUS COLAM GRAU NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Turma de formandos da EMTEC- Ensino Médio com itermediação tecnológica



Vereadora, professora, sindicalista e Madrinha da turma
CARMELITA ÂNGELA
Cento e catorze jovens e adultos, filhos de pequenos agricultores da zona rural de Ilhéus e da Vila Brasil, em Una, participaram, na noite deste sábado (17), em Ilhéus, da colação de grau pela conclusão do ensino médio com intermediação tecnológica. São alunos que, nos últimos três anos, não precisaram sair das suas comunidades para garantir um aprendizado de qualidade. Eles participaram de um projeto coordenado pelo governo do Estado que garantiu aulas através de um programa de educação presencial à distância. O programa disponibiliza conteúdos a partir de aulas transmitidas, em sistema online, direto de um estúdio no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, com professores especialmente capacitados para este modelo de ensino.
O modelo, surgido no estado do Amazonas, a partir da dificuldade de acesso a algumas regiões da floresta amazônica, teve inicio na Bahia logo no primeiro mandato do governador Jaques Wagner. Nas salas de aula, monitores ajudam os alunos a entender o conteúdo que chega da capital. "Este modelo - assegura o gestor da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), Ednei Mendonça - permite que alunos de regiões de difícil acesso da Bahia possam ter à sua disposição, por exemplo, a qualidade e a competência dos professores que atendem a alunos que estão em Salvador", exemplifica. "É também um modelo responsável pela permanência dos estudantes em suas comunidades, onde eles podem ser agentes transformadores importantes a partir da conquista do conhecimento", completa.
O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado, tornou-se referência nacional com sua proposta de levar educação básica de qualidade aos estudantes residentes no meio rural. 3.581 alunos estão sendo diplomados até o final deste ano em todo o Estado.
A madrinha e o sonho - Escolhida como madrinha da primeira turma, em Ilhéus, a educadora e vereadora Carmelita Ângela lembrou na solenidade que a diplomação ocorrida neste final de semana não deve e nem pode ser vista como a conclusão de um sonho. "O sonho está apenas começando. É preciso continuar esta transformação de vidas, realidades e oportunidades", afirmou. O paraninfo da turma, deputado federal Josias Gomes, lembrou que a nova realidade do Brasil exige formação superior ou técnica. Filho de cortador de cana no interior de Pernambuco, Josias Gomes disse que as oportunidades que estão surgindo no País representam a garantia de que um novo Brasil será construído por aqueles que acreditarem na educação como modelo de transformação social.
De Ilhéus, foram diplomados estudantes das comunidades rurais de Banco Central, Banco do Pedro, Sambaituba, Santo Antônio, São José e Aritaguá, além da comunidade de Vila Brasil, em Una.
  Jornalista Responsável: RS 
DRT(Ba) 3936

Comentários