EVENTOS MARCARAM AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA EM ILHÉUS

QUARTA PRIMAVERA DOS MUSEUS

X CAMINHADA DO MASSACRE DO CURURUPE

Na segunda quinzena de setembro de 2010, alguns eventos marcaram as comemorações do dia 30 ( trinta ) de setembro, DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA.
De 22 a 26 de setembro, no TMI- Teatro Municipal de Ilhéus e na FUNDACI-Fundação Cultural de Ilhéus, aconteceu a 4ª ( Quarta ) Primavera dos Museus com exposição de arquivo de fotos, artesantos, culinária, instrumentos musicais e manifestações culturais realizadas pelos Índios Tupinambás de Olivença com ritual do Porancin- ritual através da dança que reverencia os mártires do povo Tupinambá.
Já no dia 26 ( vinte e seis ) de setembro, antecedendo a X Caminhada do Massacre do Rio Cururupe, os Tupinambás realizaram o Porancim em frente a Igreja Nossa Senhora da Escada´que é símbolo do aldeiamento jesuítico na região. A trajetória da X Caminhada, partiu da Estância Hidromineral de Olivença com destino ao Rio Cururupe, localidade do Marco Histórico da Batalha dos Nadadores.
No dia 30 de setembro, aconteceu uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Ilhéus, proposta pela professora vereadora Carmelita, a qual convidou todos os Trabalhadores em Educação, membros da sociedade civil organizada e comunidade em geral para discutir sobre Educação e Diversidade, inserindo reflexões acerca do respeito às diferenças principalmente no que tange as etnias.
No ensejo, representantes da comunidade indígena Tupinambá de Olivença tiveram espaço para divulgar a trajetória história deste povo guerreiro. Vale lembrar que, o dia 30 de setembro é uma data que foi inserida no calendário escolar do município de Ilhéus através da Resolução 02/2009.

Comentários