QUARTA PRIMAVERA DOS MUSEUS
X CAMINHADA DO MASSACRE DO CURURUPE
Na segunda quinzena de setembro de 2010, alguns eventos marcaram as comemorações do dia 30 ( trinta ) de setembro, DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA.
De 22 a 26 de setembro, no TMI- Teatro Municipal de Ilhéus e na  FUNDACI-Fundação Cultural de Ilhéus, aconteceu a 4ª ( Quarta )  Primavera dos Museus com exposição de arquivo de fotos, artesantos,  culinária, instrumentos musicais e manifestações culturais realizadas  pelos Índios Tupinambás de Olivença com ritual do Porancin- ritual  através da dança que reverencia os mártires do povo Tupinambá.
Já no dia 26 ( vinte e seis ) de  setembro, antecedendo a X Caminhada do Massacre do Rio Cururupe, os  Tupinambás realizaram o Porancim em frente a Igreja Nossa Senhora da  Escada´que é símbolo do aldeiamento jesuítico na região. A trajetória da  X Caminhada, partiu da Estância Hidromineral de Olivença com destino ao  Rio Cururupe, localidade do Marco Histórico da Batalha dos Nadadores. 
No dia 30 de setembro, aconteceu  uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Ilhéus, proposta pela  professora vereadora Carmelita, a qual convidou todos os Trabalhadores em Educação, membros da sociedade civil organizada e comunidade em geral  para discutir sobre Educação e Diversidade, inserindo reflexões acerca  do respeito às diferenças principalmente no que tange as etnias.
No ensejo, representantes da  comunidade indígena Tupinambá de Olivença tiveram espaço para divulgar a  trajetória história deste povo guerreiro. Vale lembrar que, o dia 30 de  setembro é uma data que foi inserida no calendário escolar do município  de Ilhéus através da Resolução 02/2009.
 
Comentários