APPI PARTICIPA DE CURSO DE DISSIMINADORES DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribue. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão mas infelizmente muitos cidadãos desconhecem totalmente ou parcialmente seus direitos e deveres enquanto segurados do INSS ou até mesmo da importância de se inscrever e ou filiar-se junto a esse órgão, mesmo não sendo um trabalhador empregado de carteira assinada.
Nos dias 29 e 30 de junho de dois mil e dez, a APPI-APLB Sindicato participou do Curso de Disseminadores da Educação Previdenciária. O Programa de Educação Previdenciária (PEP) é desenvolvido pelo INSS com a finalidade de ampliar a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência.
Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da sociedade e a prepara para usufruir, com tranqüilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer.
Por meio das ações desenvolvidas pelo PEP, o INSS diversifica as suas formas de relacionamento com a sociedade. Entre as atividades promovidas pelo Programa destaca-se esse Curso para Disseminadores Externos que , em parceria com associações, sindicatos, escolas, universidades, órgãos da administração federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, bem como outras entidades da sociedade civil organizada ajudam a disseminar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos brasileiros frente ao INSS.
A participação da APPI nesse curso foi de grande importância pois, a categoria de Trabalhadores em Educação terão informações ainda mais precisas sobre o Sistema Previdenciário Brasileiro.
Em breve a entidade estará desenvolvendo atividades para disseminar essas informações para toda a categoria.

Comentários