17 DE MAIO: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HOMOFOBIA comemorado oficialmente no dia 17 de maio, tem como objetivo garantir aos homossexuais a cidadania plena, revogando as leis discriminatórias e todas manifestações de intolerância anti-gay. É um grito contra a intolerância, pela igualdade de direitos das minorias sexuais. E, 2007 foram assassinados um total de 122 homossexuais no Brasil, e mais de 50 só em 2008! Absurdo! Homofobia, conceituada como o ódio irracional contra os homossexuais, se manifesta através do insulto, preconceito, discriminação, violência psicológica e física, chegando até à morte. Mais de cem homossexuais são barbaramente assassinados no Brasil todos os anos, vítimas desta intolerância. Na Bahia todos os meses um ou dois gays e travestis são mortos, vítimas de crimes homofóbicos. O Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, seguido do México e Estados Unidos.Segundo Marcelo Cerqueira, Presidente do GGB, “Homofobia é uma espécie de racismo sexual baseada na ignorância e na intolerância machista que só considera normal a heterossexualidade, desprezando e discriminando os gays, lésbicas, travestis e transexuais. Todo homófobo tem problemas sexuais: alguns matam para provar que são machos de verdade!” Como o racismo, a homofobia é considerada crime nos países mais civilizados do mundo, assim como nas principais capitais brasileiras, incluindo mais de 80 municípios e quatro Estados. Em Salvador a Lei Municipal 5275/97, proíbe e pune a discriminação anti-homossexual com multa de até 3 mil UFIRs.
No dia 19 de maio, acontece em Brasília a Primeira Marcha Nacional contra a Homofobia eo Primeiro Grito Nacional pela cidadania LGBT. A CNTE é parceiera desse evento com a Campanha: " Respeito a Diversidade e Educação Andam Juntos..."
Para ler mais sobre o assunto é só entrar no site do CNTE.
A APPI participou do seminário contra a homofobia promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié entre os dias 13 e 15 de maio. O objetivo desse evento foi de chamar a atenção da sociedade para questões de Direitos Humanos. Em breve estaremos promovendo uma discussão sobre essa temática.

Comentários