EDUCADORES SEM TERRA SE REÚNEM EM FEIRA

Começa nesta quinta-feira, dia 24 de Setembro, o 15° Encontro Estadual das Educadoras e Educadores do MST – BA. Promovido pelo Setor de Educação do Movimento, o evento reunirá cerca de 600 participantes de todo o estado da Bahia e acontecerá no campus da UEFS, em Feira de Santana, até domingo dia 27. O encontro pretende constituir um espaço de formação e confraternização, tratar das problemáticas especificas das escolas dos Assentamentos e Acampamentos e avançar nas possibilidades de enfrentamento e superação dos problemas da Educação do Campo.
“Pretendemos incentivar o aprimoramento da consciência crítica e pedagógica das educadoras e educadores face à realidade em que vivem e trabalham, proporcionando espaços para troca de suas experiências e fazeres pedagógicos”, explica a Profª Edineide Xavier, coordenadora do Setor Estadual de Educação do MST-BA. Com um amplo acúmulo de experiências em educação popular e uma forte influência de Paulo Freire, o MST desenvolveu uma concepção própria, denominada Pedagogia da Terra. Além dos ensinos infantil, fundamental e médio, o MST mantém na Bahia os cursos técnicos de Magistério, Agropecuária, Saúde da Comunidade e Gestão de Assentamentos; e os cursos superiores de Letras, Pedagogia, Agronomia e Direito (em negociação).
A quinta-feira trará temáticas mais gerais, com análise de conjuntura pela manhã e uma palestra à tarde sobre a Conjuntura Agrária Brasileira, com a participação do militante João Pedro Stédile. Na sexta-feira se aprofundarão os debates sobre a concepção pedagógica do MST, bem como as limitações e dificuldades do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Em junho, cerca de 300 estudantes sem terra ocuparam o INCRA durante três dias em defesa do PRONERA, que tem sua continuidade ameaçada por profundos cortes de verbas e perseguição de setores conservadores. Professores da UFBA, UNEB, UEFS, UESC e UESB apoiaram a manifestação, com a realização de mesas redondas e aulas públicas.
Na sexta-feira haverá uma noite literária com o lançamento de quatro livros do filósofo político Leandro Konder pela Editora Expressão Popular. Criada em 1999, a Expressão Popular funciona na base do trabalho voluntário e militante. Com o slogan “Livros bons, de boa qualidade e a preços de custo”, conta com mais de 100 títulos publicados, com preços entre R$ 2,00 e R$ 30,00, que podem ser adquiridos através da página http://www.expressaopopular.com.br/.
O sábado será ocupado por 15 Grupos de Trabalho com diversos temas. A noite cultural fará uma homenagem aos 25 anos do MST. No domingo de manhã, dia 27, o encontro será encerrado com uma tradicional mística Sem Terra.


Maiores informações:
Edineide Xavier - Coord. Estadual Educação MST- BA
(73) 9965-9016
(75) 9182-5845

Comentários