FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS PARALISARAM ATIVIDADES EM ILHÉUS

FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS PARALISARAM ATIVIDADES EM ILHÉUS

Os Funcionários das escolas das Redes Públicas de Ilhéus paralisaram suas atividades no dia de hoje (29/05), em atendimento a convocação da APPI-APLB/Sindicato e à deliberação do 13º Encontro Estadual dos Funcionários de Escolas de Educação Pública.
Em Ilhéus realizou-se uma assembleia que teve a participação maciça da categoria. Com quase 200 Funcionários presentes, entre Porteiros, Auxiliares de Serviços Gerais, Merendeiras, secretários escolares, a categoria debateu a extensa pauta de reivindicação (Abaixo o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e a terceirização - Reajuste decente para os funcionários de escolas - Trabalho aos sábados só com acordo - Plano de Carreira unificado - Implementação do Profuncionário - Diminuição do CET - Realização de concurso público) dando ênfase a construção do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Para a Prof.ª Carmelita, Presidente da APPI-APLB/Sindicato, a paralisação deste dia 29 é mais um passo na construção de educação pública que não pode abrir mão de valorizar todos os seus Trabalhadores, "Tem gente que acha que a escola é feita só de alunos e professores, mas não é bem assim. Não existe escola de qualidade se não houver os trabalhadores que atuam fora das salas, para a escola funcionar precisamos do Porteiro, da Merendeira, do Auxiliar de Serviços Gerais, da Zeladora, da Auxiliar de Cozinha, da Secretária Escolar. Estes profissionais precisam ser reconhecidos e valorizados, a construção do PCCS se faz urgente", concluiu a Carmelita.
Além da pauta unificada para toda Bahia, os Funcionários das Escolas Municipais aprovaram também as seguintes lutas:
- Unificação da Carga Horária em toda Rede;
- Fim dos Desvios de Funções e sobrecarga de trabalho;
- Implantação imediata de Cursos de Formação;
- Trabalho aos Sábados só com Acordo;
- Prioridade de Atendimento nos Postos de Saúde, para evitar a falta ao trabalho;
- Regularização das recargas dos Vales-Transporte;
- Pagamento Integral do Salário Família.

Comentários