CRIADO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

CRIADO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

Um dos resultados finais e, por certos, dos mais importantes do I Fórum Municipal de Educação de Ilhéus foi a oficialização e criação institucional deste Fórum.

O Fórum é resultado de uma articulação da APPI, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal do FUNDEB, do Conselho de Alimentação Escolar de Ilhéus, e da Secretaria de Educação. A institucionalização se deu por meio da assinatura de um Decreto Municipal.

A Vice-Presidente da APPI e Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB, Profª Enilda Mendonça, declarou ser mais uma conquista da categoria e dos defensores de uma educação pública de qualidade, "Fizemos o Primeiro Fórum apostando que desse sairia um espaço concreto de discussão e proposição para avançarmos na construção da educação pública e de qualidade em nosso Município. A oficialização deste espaço é uma consquista de todos nós que há muito lutamos na defesa da educação pública", concluiu a Professora.

Porém fica um alerta. Não existe evento sem verba! A iniciativa de constituir o fórum é excelente, mas todos devem ficar atentos para que este espaço não caia na mesma vala comum do Congresso Municipal de Educação, estabelecido na Lei Orgânica de lhéus e que nunca é realizado. Em outros tempos já houve a alegação de que não existia recurso para realizá-lo.

Emenda à Lei Orgânica prevê Recursos para Congresso Municipal de Educação

Ciente da importância de se realizar o Congresso Municipal de Educação, a Vereadora Professora Carmelita desde 2005 apresentou uma Emenda a Lei Orgânica Muncipal de Ilhéus onde estabelece a obrigatoriedade do Governo Municipal colocar no Orçamento Anual recursos para realização do Congresso. Infelizmente até hoje a emenda não foi colocada na pauta de votação da Câmara de Vereadores. A expectativa é que ainda este ano haja uma sensibilidade para com a Educação por parte da Mesa Diretora e, assim, sejam votadas estas e outras emenda que ajudarão a melhorar a Educação no Município.

Comentários