5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

 
Neste 5 de junho de 2021 - Dia Mundial do Meio Ambiente - chamamos a atenção da sociedade para o tema gerador escolhido para a data pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA): Restauração de Ecossistemas. Segundo a ONU, mais de 4,7 milhões de hectares de florestas são perdidos todos os anos no mundo, área maior do que o tamanho da Dinamarca.

Autoridades da área, em âmbito mundial, fazem um chamado urgente para a interrupção de ações danosas à natureza e a necessidade de recuperar ecossistemas degradados, a exemplo do que ocorre no Brasil, neste momento histórico em que o governo Bolsonaro afrouxa regras e fiscalização, facilitando a ação criminosa de desmatamento e garimpagem na Amazônia.

A recuperação é possível, desde que haja ação política eficaz e mudança de mentalidade sobre o papel da natureza para manutenção da vida humana no planeta. Atualmente, o volume de uso de recursos naturais é devastador: de acordo com a ONU, usamos em torno de 1,6 vezes os recursos que a natureza pode ofertar de modo sustentável.

Vamos, juntos, nesta corrente de denúncia e ação, incentivar o respeito à natureza e fortalecer a luta para recuperação de florestas e respeito às comunidades nativas e seu patrimônio natural e cultural.

Fonte: PNUMA

Comentários