Início das aulas, mesmo remotas, pode aumentar o caos no sistema público de transporte, alerta Enilda

Fonte: Ascom/Câmara 


Uma situação preocupa a vereadora Enilda Mendonça (PT) caso não haja uma urgente intervenção da Prefeitura de Ilhéus para que as empresas de transporte público voltem a funcionar imediatamente com 100 por cento da frota. Se a situação já está complicada para a população que reside na área urbana, com registro de ônibus circulando lotados em plena pandemia, o quadro tende a piorar a partir da segunda-feira (17), especialmente na zona rural. O município iniciará o ano letivo.


A vereadora Enilda explica que apesar de, neste primeiro momento, as aulas não ocorrerem de forma presencial, o modelo de ensino formatado pela Secretaria Municipal de Educação implica em, a cada 15 dias, os professores disponibilizarem aos pais de alunos o material impresso para que, de casa, eles possam estudar e responder as atividades que serão devolvidas para acompanhamento dos professores. “Isso resultará na circulação maior de pessoas que dependem exclusivamente do transporte público”, assegura.


A parlamentar lembra que, na maioria da zona rural de Ilhéus, há apenas um ônibus circulando no turnos de 24 horas. “Imagina o caos”, alerta, sobre o perigo de proliferação do vírus por conta da grande procura dos usuários. “São mais de 21 mil alunos matriculados na rede municipal e se o transporte público não estiver funcionando com 100 por cento da frota e, em especial no campo, a família terá dificuldade de ter acesso às escolas”, completa.


Audiência Pública


Solicitada pelo líder do PT na Câmara, o vereador Augusto Cardoso, a instituição realizará no próximo dia 17, quarta-feira, às 16 horas, uma Audiência Pública Remota para debater a regularização do funcionamento das linhas de ônibus, serviço seriamente afetado durante a pandemia, mas que não voltou à funcionar na sua totalidade mesmo diante do decreto municipal determinando que 100 por cento da frota estivesse, nesse momento, nas ruas.


Para a audiência pública foram convidadas representações da Justiça, do Ministério Público, da Superintendência de Trânsito, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Mobilidade Urbana, dentre outras autoridades. A audiência será transmitida pelas redes sociais da Câmara de Ilhéus, através da TV Câmara, em full HD, e a população poderá interagir com o Poder Legislativo, durante a transmissão.

Comentários