HOJE, 11h - Live em defesa da vida reúne presidentes da CUT, centrais e fórum dos governadores

 


O presidente da CUT, Sérgio Nobre, e os presidentes das demais centrais sindicais farão um ato virtual nesta quarta-feira (24) com a participação do coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT-PI). O encontro marca o Dia do Lockdown Nacional da classe trabalhadora em defesa da vida, por vacina já, empregos e auxílio emergencial de R$ 600.

A live, programada para as 11h, será o principal evento deste dia de mobilização que tem como objetivo conscientizar a classe trabalhadora sobre os motivos que levaram o Brasil a mergulhar no caos social, sanitário e econômico. A necessidade de medidas urgentes para conter o avanço da Covid-19, que já matou mais de 295 mil pessoas no país, garantir vacinas para todos e condições de atendimento à população na rede hospitalar será um destaques da transmissão.

Onde assistir:

A live será transmitida pelas redes sociais da CUT (Facebook e YouTube), e também nas redes das centrais que participam do evento: Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB.

Será um debate sobre o que o Brasil precisa neste momento para enfrentar o caos provocado pelo desgoverno de Jair Bolsonaro (ex-PSL), que segue reforçando seu discurso negacionista em relação à pandemia, boicotando medidas tomadas pelos governadores e negligenciando ações de enfretamento à essa que é a maior crise sanitária da história.

Conter o avanço da Covid-19 e garantir condições de sobrevivência econômica aos brasileiros e brasileiras é o foco da luta das centrais sindicais e também do Fórum de Governadores.

CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB reivindicaram dos governadores estaduais a implementação imediata de um lockdown nacional, a compra de vacinas, liberação de recursos para a área da saúde, a criação de uma mesa de diálogo com o setor produtivo, o retorno do auxílio emergencial com o valor de R$600 e a criação de um comitê científico de crise.

Wellington Dias afirma que as propostas das centrais estão em sintonia com o que vem sendo discutido e proposto pelos governadores do país.

Sérgio Nobre, presidente da CUT, afirma que “a população tem que saber que a falta de governo e a inexistência de planejamento central são responsáveis por essa crise sanitária, social e econômica que vivemos".

Sérgio Nobre e os demais presidentes das centrais afirmam que há consenso entre diversos setores sobre a necessidade de unir a vacinação em massa a um lockdown nacional, junto com um auxílio econômico digno para trabalhadores e empresas.

Durante a live desta quarta-feira, as centrais vão declarar apoio oficial ao Pacto pela Vida organizado pelo Fórum dos Governadores. O pacto será posto em prática com diversas ações de conscientização da população e setores produtivos de todo o Brasil sobre os caminhos mais corretos para enfrentar a pandemia.

(CUT Brasil, redação, com edição de Marize Muniz, 23/03/2021)

Fonte: https://www.cnte.org.br/

Comentários