APPI reafirma papel do sindicato no retorno às aulas na Rede Municipal em Ilhéus

 *Foto ilustrativa, tirada antes da pandemia

Em assembleia geral virtual, a direção da APPI/APLB explicou aos trabalhadores (as) em Educação da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus, a quem compete a decisão sobre as diretrizes para o retorno às aulas. A assembleia foi realizada na manhã da última quinta-feira (11).  

Esse papel, segundo esclarece o sindicato, é de responsabilidade do Sistema Municipal de Educação, composto de instituições públicas de Educação Básica, instituições privadas de Educação Infantil, Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Conselhos Municipais de Educação (CME), do FUNDEB e de Alimentação Escolar. O calendário para o início do ano letivo contínuo 2020/2021 foi uma deliberação aprovada pelo CME, em diálogo permanente com os pares.

O sindicato reafirma que sempre assumiu o papel do diálogo no debate sobre a Educação e, desde o início da discussão, foi esse o perfil de atuação junto à nossa categoria e com as secretarias municipais de Educação e Saúde, além do Comitê de Crise, na busca de garantir as melhores condições sanitárias no retorno ao serviço de todos os trabalhadores(as) em Educação.

A APPI destaca que a operacionalização do retorno às aulas, de forma remota, é responsabilidade da SEDUC, que deve, inclusive, buscar as melhores formas de comunicar e orientar as famílias e organizar a impressão e entrega das atividades àquelas que não têm acesso à internet.

Sobre a atuação do sindicato, a direção lembra que desde o início da pandemia, não paralisou suas atividades. Por um certo período, o atendimento presencial foi suspenso, mas a equipe continuou trabalhando de forma remota. Atualmente, o sindicato recebe seus filiados em atendimento presencial agendado.

“Temos responsabilidade com a saúde não apenas dos trabalhadores em Educação e, sim, de toda a população por conta do alto de índice de casos de contaminação e o colapso do sistema de saúde na cidade”, esclarece o presidente da APPI, Osman Nogueira.

Comentários